Apicultores de Crateús e Independência receberam as primeiras colmeias inteligentes em seus apiários. A instalação dos sistemas, que permitem o monitoramento remoto de colmeias, foi realizada nessa terça-feira (12), e fazem parte da ação do projeto Impulsiona Ceará no Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura de Crateús.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Por meio de um conjunto de sensores, as colmeias inteligentes aferem dados como temperatura, umidade, pressão e peso e geram diagnósticos sobre eventos indesejados, enviando alertas de perigo para o apicultor. O objetivo principal é buscar o bem-estar das abelhas e dos produtores para a melhoria da produção de mel.
“Todo comportamento animal será utilizado para modelos de aprendizagem de máquina, para inteligência artificial, que possam prever o comportamento nas colmeias, enviando dados para evitar perdas excessivas na produção de mel, ataques e para prevenir furtos e queimadas perto das colmeias”, explica Wellington Franco, consultor do Impulsiona Ceará e professor do campus Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Neste primeiro momento, foram instaladas três colmeias em apiários nos distritos de Tucuns e Curral Velho, em Crateús; e três no distrito de Várzea Alegre, em Independência. Ao todo, serão instaladas 12 unidades, somando seis em Crateús e seis em Independência.
“Poder trabalhar com as vocações das regiões por meio do que já é feito tradicionalmente e adicionar tecnologia em prol do desenvolvimento dessas economias é o principal objetivo do Impulsiona Ceará, que atua seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas para fazer crescer os Arranjos Produtivos Locais do Estado. A instalação das colmeias inteligentes, com toda certeza, possibilitará melhorias para a produção de mel e os resultados serão multiplicados”, destaca o presidente da Adece, Danilo Serpa.