Desta segunda-feira, 2, até a quarta-feira próxima, 4, o Ceará deve registrar chuvas, de acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizada na tarde de hoje.
As chuvas previstas estão associadas a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). O núcleo desse vórtice ficará localizado na costa leste do Nordeste, enquanto sua borda ficará sobre o Ceará, favorecendo o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus e chuvas em todas as macrorregiões do Estado. O sistema de brisa também deve contribuir para formação de áreas de instabilidades.
As chuvas mais fortes estão previstas para as macrorregiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, principalmente entre os períodos das tardes, noites e madrugadas. Na faixa litorânea há indicativo de aumento da chuva a partir da noite desta terça-feira, 3, madrugada e manhã de quarta-feira.
Ainda de acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas para o Ceará, deve ficar mais próxima do Brasil no decorrer dos próximos dias, ficando localizada em torno da linha do Equador entre terça-feira e quarta-feira.
Temperatura, umidade e vento
Para terça e quarta-feira, esperam-se máximas em torno de 36°C devido a previsão de chuvas.
Em relação à umidade relativa do ar, espera-se aumento dos valores mínimos, que devem se manter acima de 30% no período.
Quanto aos ventos, a direção predominante será de Leste, podendo variar entre Sudeste e Nordeste, com velocidade máxima que pode ser de 60 km/h no Centro-Sul do Ceará, onde espera-se chuva mais forte.