O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim, recebeu o prestigiado Selo Diamante do Prêmio ESO Angels, que reconhece os melhores hospitais do mundo no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O título é concedido pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, com apoio da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization) e, na América Latina, da Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares.
A certificação é trimestral, e o HRSC já foi premiado 18 vezes desde 2018, sendo agraciado com dois selos de ouro, onze de platina e cinco de diamante, a mais alta distinção. Um dos grandes diferenciais do hospital é a agilidade no atendimento, fator crucial no tratamento do AVC, que é uma doença tempo-dependente.
Entre os protocolos de excelência adotados pelo HRSC está a realização da trombólise em pacientes que chegam à unidade em até quatro horas e meia após o início dos sintomas. O tratamento utiliza a alteplase, uma substância que dissolve os coágulos e restaura a circulação sanguínea, reduzindo os impactos do AVC.
Inaugurado em 2016, o HRSC foi estrategicamente implantado em Quixeramobim, no coração do Sertão cearense, facilitando o acesso de pacientes de toda a região. Em dezembro de 2024, Quixeramobim também foi reconhecida como a primeira “Cidade Angels” do Nordeste, consolidando-se como referência no cuidado com pacientes vítimas de AVC.