38 municípios cearenses tem potencial de se tornarem em 2025 polos de Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior. Para isso, o Governo do Ceará articula com esses municípios parceria para implementação das ofertas ainda este ano, com perspectiva de ampliação de vagas até 2026. Nesta quinta-feira, 9, o governador Elmano de Freitas esteve reunido, no Palácio da Abolição, com os prefeitos e prefeitas das 38 cidades, além de outras autoridades.
A parceria, que envolve governos federal, estadual e municipal, também conta com instituições públicas (estaduais e federais) de educação superior. No Ceará, a iniciativa está dentro do Plano de Universalização do Ensino Superior, conduzido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
“O que estamos fazendo vai resultar em uma grande transformação na vida de milhares de cearenses nos nossos municípios. Vamos chegar em 2026 com um polo universitário de Educação a Distância em cada município. Uma transformação definitiva do Ensino Superior no estado, somado à ampliação física e de qualidade das nossas três universidades estaduais, com a convocação de mais de 500 novos professores concursados”, afirmou Elmano de Freitas.
Confira os municípios com potencial para receber novo polo EaD/UAB em 2025:
- Itaitinga
- São Benedito
- Guaraciaba do Norte
- Ipu
- Paracuru
- Pentecoste
- Massapé
- Bela Cruz
- Paraipaba
- Jaguaruana
- Santana do Acaraú
- Cruz
- Novo Oriente
- Jardim
- Caririaçu
- Milagres
- Marco
- Jijoca de Jericoacoara
- Tamboril
- Ocara
- Senador Pompeu
- Guaiúba
- Forquilha
- Independência
- Ibiapina
- Jucás
- Irauçuba
- Aurora
- Pindoretama
- Morrinhos
- Barreiras
- Icapuí
- Coreaú
- Cedro
- Quixeré
- Itatiba
- Uruburetama
- Chorozinho
Os 38 novos polos se somam aos 66 polos existentes no Estado. Em 2024, foram ofertadas 18.430 novas vagas EaD da Universidade Aberta do Brasil, sendo 11.090 para a graduação e 7.010 para pós-graduação.
A meta é que, até 2026, sejam criados 81 novos polos, com 8.100 novas vagas, totalizando os 184 municípios cearenses. O investimento federal é superior a R$21 milhões.
Os 38 polos vão possibilitar a oferta de diversos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) voltados, principalmente, à formação de professores, agentes públicos, além de alinhamento às demandas econômicas locais.
Com isso, 5.320 novas vagas poderão ser abertas, com média de 4 cursos por polo. O investimento federal estimado na abertura dos cursos é de R$ 79,8 milhões.
A rede da UAB no Ceará tem as seguintes universidades públicas estaduais e federais: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade do Vale do Acaraú (Uva), Universidade Regional do Cariri (Urca), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Para receber o polo, cada município deve ter população entre 20 mil a 50 mil habitantes, além de apresentar documentação e estrutura adequada para apoiar professores e alunos em atividades presenciais.