Neste mês de janeiro, o interior do Ceará será palco de uma experiência teatral intensa e transformadora. O espetáculo Maçã Mordida, com duração de 60 minutos, inicia sua circulação pelos finais de semana do mês, visitando as cidades de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte nos dias 18, 19, 24, 25, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, respectivamente. A peça aborda questões profundas sobre liberdade individual, sexualidade, preconceito e os desafios impostos pelos laços familiares e pelas tradições de uma sociedade conservadora.
Com direção de Wesllen Cruz e encenada pela companhia Teatro Espiral, Maçã Mordida narra a trajetória de Samuel, um personagem complexo que personifica a busca pela liberdade e a tensão entre ruptura, abandono e pertencimento. Em um ambiente familiar opressor, Samuel enfrenta as marcas deixadas por escolhas difíceis, conflitos não resolvidos e um passado que insiste em retornar, especialmente na figura de seu irmão Isaías. O espetáculo é um convite para refletir: até onde podemos romper com nossas origens?
A escolha pelas cidades de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte para a circulação vai além da logística, é a busca de uma conexão e troca genuína com o público a fim de criar diálogos profundos com diferentes realidades, incentivando reflexões sobre identidade, amor e a força da moral tradicional. Essa escolha também carrega um tom afetivo: Erik Willyam, um dos atores do elenco, é natural da região, o que traz autenticidade e pertencimento ao projeto.
“Maçã Mordida é uma obra que fala diretamente para o coração. É sobre quem somos, quem desejamos ser e os desafios que encontramos no caminho. A peça é minha primeira direção, e, de alguma forma, é como se eu estivesse começando a dar forma ao que busco desde a infância”, comenta Wesllen Cruz, diretor do espetáculo.
A peça, que tem classificação de 12 anos, oferece entrada gratuita e os ingressos estarão disponíveis para retirada 1h antes na bilheteria do local de cada apresentação. Além disso, após cada espetáculo, haverá um bate-papo com o elenco, explorando o processo criativo e as inspirações que deram vida à narrativa.
Maçã Mordida promete sensibilizar e ampliar o entendimento sobre os desafios que muitas pessoas enfrentam, em suas casas, cidades e relações no processo de construção de suas identidades.
Sobre o Teatro Espiral
Fundado em 2020 por Wesllen Cruz e Rayssa Torres, o coletivo se dedica à criação de trabalhos artísticos híbridos, explorando as relações humanas por meio de diversas linguagens. O grupo tem como foco o texto autoral e a pesquisa cênica, investigando temas como poesia, micropolítica e imersão. Suas obras buscam provocar reflexões profundas e sensíveis, abordando questões como identidade, afetividade e a complexidade da existência. Entre as principais produções do grupo estão o espetáculo Maçã Mordida (2022), que trata de conflitos familiares e sociais a partir de uma perspectiva intimista, e a websérie Guarde Para o Final de Tudo (2020), que reflete sobre o isolamento e os desafios de um casal durante a pandemia.
Serviço
Espetáculo Maçã Mordida Interior é um produto do Edital Cultura e Arte LGBTQIA+ (Editais Lei Paulo Gustavo – Secult Ceará 2023).
- Aracati
18 e 19 de janeiro.
Horários: 19h e 18h, respectivamente.
Local: Teatro Francisca Clotilde (Av. Cel. Alexanzito, 697 – Centro, Aracati – CE). - Russas
Datas: 24 e 25 de janeiro.
Horários: 19h e 18h, respectivamente.
Local: Oficarte (Av. Coronel Araújo Lima, 350 – Centro, Russas – CE). - Limoeiro do Norte
Datas: 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Horário: 19h e 18h, respectivamente.
Local: CVT (Praça José Osterne – Centro, Limoeiro do Norte – CE).
Entrada gratuita.
Realização: Teatro Espiral
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos