Choveu em todas as macrorregiões do Ceará entre as 7h de terça, 14, e as 7h desta quarta-feira, 15, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O cenário observado vem em conformidade com a previsão do tempo apresentada anteriormente, que foi reforçada com um aviso meteorológico que apontava possibilidade ainda de acumulados expressivos.
As 10 maiores chuvas nas últimas 24 horas foram registradas em:
- Pacujá (Posto: SEDE): 230 mm
- Forquilha (Posto: SEDE): 203 mm
- Acaraú (Posto: SEDE): 192 mm
- Itarema (Posto: FAZENDA AGUAPE): 189 mm
- Acaraú (Posto: ARANAÚ): 185 mm
- Forquilha (Posto: AÇUDE ARREBITA): 184 mm
- Graça (Posto: SEDE): 182 mm
- Mucambo (Posto: SEDE): 180 mm
- Tauá (Posto: ALTAMIRA): 180 mm
- Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO): 167.1 mm
A chuva observada em Pacujá, na macrorregião da Ibiapaba, foi o maior da série histórica do município. Até então, a Funceme apontava a precipitação de 147,4 mm, no dia 18 de dezembro de 1985, sendo a mais expressiva.
Motivos
As chuvas são resultado da atuação conjunta de sistemas meteorológicos, como: Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A atividade desses sistemas formam o padrão “Y” sobre o território brasileiro, favorecendo eventos de chuvas expressivas.
Previsão
Para os próximos dias, com o avanço do VCAN para o interior do continente e a desconfiguração da ZCAS, espera-se uma redução significativa nas chuvas sobre o Ceará, favorecendo a diminuição da nebulosidade e aumento das temperaturas a partir de quinta-feira, 16.
Para esta quarta-feira, ainda é esperado o predomínio de céu nublado com ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do estado, com valores mais expressivos nas regiões da faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. Nessas áreas, as intensidades das chuvas devem variar de fraca a forte, podendo ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.