Home Tempo Com chuvas de mais de 200 milímetros, Ceará registra precipitações em todas...

Com chuvas de mais de 200 milímetros, Ceará registra precipitações em todas as regiões nas últimas 24 horas

Para esta quarta-feira, ainda é esperado o predomínio de céu nublado com ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do estado, com valores mais expressivos nas regiões da faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns

Foto: Diego Linhares/Arquivo pessoal

Choveu em todas as macrorregiões do Ceará entre as 7h de terça, 14, e as 7h desta quarta-feira, 15, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O cenário observado vem em conformidade com a previsão do tempo apresentada anteriormente, que foi reforçada com um aviso meteorológico que apontava possibilidade ainda de acumulados expressivos.

As 10 maiores chuvas nas últimas 24 horas foram registradas em:

  • Pacujá (Posto: SEDE): 230 mm
  • Forquilha (Posto: SEDE): 203 mm
  • Acaraú (Posto: SEDE): 192 mm
  • Itarema (Posto: FAZENDA AGUAPE): 189 mm
  • Acaraú (Posto: ARANAÚ): 185 mm
  • Forquilha (Posto: AÇUDE ARREBITA): 184 mm
  • Graça (Posto: SEDE): 182 mm
  • Mucambo (Posto: SEDE): 180 mm
  • Tauá (Posto: ALTAMIRA): 180 mm
  • Acaraú (Posto: LAGOA DO CARNEIRO): 167.1 mm

A chuva observada em Pacujá, na macrorregião da Ibiapaba, foi o maior da série histórica do município. Até então, a Funceme apontava a precipitação de 147,4 mm, no dia 18 de dezembro de 1985, sendo a mais expressiva.

Motivos

As chuvas são resultado da atuação conjunta de sistemas meteorológicos, como: Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A atividade desses sistemas formam o padrão “Y” sobre o território brasileiro, favorecendo eventos de chuvas expressivas.

Previsão

Para os próximos dias, com o avanço do VCAN para o interior do continente e a desconfiguração da ZCAS, espera-se uma redução significativa nas chuvas sobre o Ceará, favorecendo a diminuição da nebulosidade e aumento das temperaturas a partir de quinta-feira, 16.

Para esta quarta-feira, ainda é esperado o predomínio de céu nublado com ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do estado, com valores mais expressivos nas regiões da faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. Nessas áreas, as intensidades das chuvas devem variar de fraca a forte, podendo ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile