Home Geral Fortaleza perde 84% de sua área verde original, aponta estudo da UFC

Fortaleza perde 84% de sua área verde original, aponta estudo da UFC

Pesquisadores do Laboratório de Biogeografia e Estudos da Vegetação (Bioveg), ligado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), realizaram o levantamento utilizando técnicas modernas de geoprocessamento e sensoriamento remoto

Foto: Fabiane de Paula/SVM

A capital cearense, quarta maior metrópole do Brasil em população, enfrenta um cenário alarmante: 84% de sua área verde original foi perdida ao longo da história, deixando apenas 16% de cobertura vegetal. A constatação vem de dois estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), que destacam o impacto desse desmatamento no aumento da sensação térmica e nos desequilíbrios ambientais da cidade. Com informações do Diário do Nordeste.

Pesquisadores do Laboratório de Biogeografia e Estudos da Vegetação (Bioveg), ligado ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), realizaram o levantamento utilizando técnicas modernas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Os estudos focaram no cálculo dos índices de cobertura vegetal (ICV) e de áreas verdes (IAV) em cada bairro de Fortaleza.

Os resultados da pesquisa indicam que aproximadamente 83,7% do território da cidade já foi modificado pelo avanço urbano e pelo desmatamento. Restam menos de 17% de vegetação nativa no município, reforçando a urgência de iniciativas que preservem as áreas verdes remanescentes e minimizem os impactos ambientais negativos.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile