Ansiedade foi escolhida como a palavra de 2024, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Ideia, em parceria com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn. Entre os principais sintomas da condição estão dificuldades para dormir, pernas agitadas, dores de cabeça e queda de cabelo. O transtorno se junta a outros problemas mentais, como a depressão, considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o mal do século 21 e que afeta mais de 300 milhões de pessoas.
Embora o tratamento convencional inclua remédios e terapia, algumas alternativas podem ajudar a tornar o dia a dia mais leve. Uma dessas opções é a interação com animais, que tem mostrado benefícios significativos para a saúde mental.
Segundo um estudo publicado pela Frontiers in Public Health em 2023, em Portugal, a convivência com pets pode influenciar positivamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional dos seres humanos. A pesquisa reforça que os animais são aliados importantes no combate aos sintomas da ansiedade e outros transtornos psicológicos.