Home Geral Banabuiú completa 37 anos de emancipação política

Banabuiú completa 37 anos de emancipação política

A cidade deixou de ser distrito de Quixadá em 1988 e é destaque na região com a realização de eventos e o desenvolvimento conquistado nos últimos anos

Foto: Divulgação/Aprece

O município de Banabuiú, no Sertão Central, completa neste sábado, 25, 37 anos de emancipação política, um dia para celebrar a história, a memória e importância desta cidade para a região e para o Ceará.

A história da cidade é diretamente ligada à construção do Açude Arrojado Lisboa, o Açude Banabuiú, terceiro maior do Ceará. Sua construção permitiu que pessoas de todo o Ceará chegassem até a localidade e, assim, fixassem morada.

Ex-distrito de Quixadá – emancipado em 1988 – Banabuiú teve como denominação primária Poço Preto. Depois passou para Laranjeiras. Por último, em 1943, mudou para o nome atual.

“Hoje é dia de celebrar nossa história, nossa gente e renovar o compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade. Uma terra de povo trabalhador, próspero e feliz. Que possamos continuar unidos, construindo uma Banabuiú cada vez mais forte”, parabenizou o prefeito Marcílio Coelho (PSB) através de suas redes sociais. O município, hoje, é referência em eventos e tem se desenvolvido de forma acelerada nos últimos.

Seja ‘Brejo das Borboletas’ ou ‘Rio que dá muitas voltas’, o significado do nome Banabuiú vai além de sua formação histórica. A cidade, afinal, é a princesa do Sertão, uma das mais jovens da região.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile