Ver essa foto no Instagram
Foi empossado presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na manhã deste sábado, 1º, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT). Em seu discurso, o parlamentar destacou a atuação de ex-governadores e do atual governador Elmano de Freitas (PT) para o crescimento e desenvolvimento do Ceará.
“O Ceará precisa se orgulhar dessa constelação de pessoas públicas que vêm avançando regularmente o nosso Estado”, pontuou, destacando feitos dos ex-governadores Tasso Jereissati (PSDB), Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (PSB), e de Elmano.
Aldigueri também comentou sobre o que nomeou como “fascismo digital”: “Lamentavelmente o mundo tem assistido atônito ao surgimento de um fascismo digital. E muito me surpreende homens e mulheres que exaltam essas formas de autoritarismo.”
Um dos pontos altos do discurso do deputado foi a defesa do fortalecimento da imagem do Legislativo perante à sociedade cearense. No ensejo, ele destacou o programa que pretende encabeçar e deixar como sua marca na Presidência da Alece, o Ceará de Valores: “Teremos a responsabilidade de fazer da Assembleia Legislativa, cada vez mais, a Casa do Povo, não apenas esperando que as pessoas venham até a Alece, mas também fazendo com que os serviços cheguem às pessoas. Serviços e oportunidades por meio de um programa de formação que chamo de Ceará de Valores.”
“Essa Casa promoverá capacitações, sobretudo de tecnologia para jovens e adolescentes, de tal forma que possamos efetivamente contribuir com o desenvolvimento das pessoas. O Ceará de Valores, por meio da nossa Unipace, atrairá para o parlamento aquele estrato social que mais precisa do Estado.”
Romeu Aldigueri, presidente da Alece
O parlamentar ainda ressaltou que valorizará todos os servidores da Casa: “Terão em mim um parceiro, uma voz e um amigo próximo […] Do porteiro, do policial militar que está na guarita nos dando segurança, a turma da terceirização, do asseio e vigilância dessa Casa, ao mais graduado servidor público que tenha doutorado e pós-doutorado.”
Aos demais deputados, o presidente destacou: “Somos uma casa de líderes. Todos iguais. Contem sempre comigo”. E para os membros da nova Mesa Diretora, Aldigueri pontuou: “Será uma honra dirigir com vossas excelências o destino desta instituição que completa, em 2025, 195 anos de existência.”