O sequestro e a morte da jovem Natany Alves, 20 anos, em Quixeramobim, no Sertão Central, nesse domingo, 16, chocou a população do município e região. O crime, além de enfatizar a insegurança que as mulheres sofrem diariamente, reacendeu o debate sobre a necessidade de reforçar a segurança pública da cidade, pauta que vem sendo tratada de forma mais recorrente desde o início de 2024.
Natany foi sequestrada no início da tarde desse domingo por três homens. Ela havia saído da igreja para buscar algo em seu carro, na Rua Tabelião Miguel Câmara, no Centro, quando os indivíduos invadiram o veículo, a fizeram de refém e fugiram da cidade. A ação foi registrada por câmeras de segurança de uma pousada. Após isso, todas as forças de segurança da região foram mobilizadas para encontrar a jovem e os criminosos. No final da noite do mesmo dia, os três homens foram presos e o corpo de Natany foi encontrado na localidade de Laranjeiras, em Banabuiú, também no Sertão Central.
O prefeito da cidade, Cirilo Pimenta, decretou luto oficial de três dias na cidade e lamentou a morte da jovem.
Após o crime contra Natany, muitos internautas se solidarizaram com a família e enfatizaram a necessidade de investimento na segurança pública local, principalmente no que diz respeito à tomada de ações para frear casos de violência contra mulheres. O município tem se tornado destaque negativo na região pelos números envolvendo esses crimes, como trouxe o colunista Jândreson Gomes na última semana, com a cidade figurando em segundo lugar no ranking regional de crimes contra a mulher.
“Natany era criativa, leitora, artista, uma menina começando a lutar por seus ideais e construir seu caminho. Não queremos apenas três dias de luto. Queremos segurança, delegacia 24 horas […] Queremos poder sair sem medo por nós, nossas filhas, amigas e todas as mulheres”, escreveu uma das ex-professoras de Natany em suas redes sociais.
A segurança pública de Quixeramobim é pauta contínua no noticiário local e uma reivindicação recorrente dos políticos da cidade, que ressaltam a necessidade de uma Delegacia de Polícia Civil 24 horas e um pelotão da Polícia Militar para o município, a fim de reforçar o aparato de segurança local.
Há, de acordo com o Delegado-Geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, estudo para viabilizar a instalação de uma Delegacia 24 horas em Quixeramobim. Autoridades e representantes da sociedade civil ouvidos pelo Repórter Ceará avaliam que a medida, apesar de estar sendo planejada, poderia ter sido tomada antes, dada a dimensão do município. A cidade possui território maior e população ligeiramente menor que Quixadá, município vizinho que conta a Regional de Polícia Civil.
O crime contra a jovem está sendo investigado pela Polícia Civil e a população já deixou seu recado: “Justiça por Natany”.