Um levantamento realizado pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, mostrou que os brasileiros confiam mais nos veículos tradicionais de imprensa do que em redes sociais e influenciadores digitais. Por sua vez, as redes sociais são o principal meio de acesso à informação. Os dados foram divulgados pelo Valor Econômico.
Entre os veículos que mais possuem credibilidade, o rádio está na liderança, com 81% de confiabilidade dos brasileiros. A TV fechada aparece em seguida, com 75%. No final da lista, blogs, redes sociais e influenciadores digitais são considerados os menos confiáveis, com 57%, 59% e 65% de desconfiança, respectivamente.
Em relação aos meios mais acessados, as redes sociais lideram, com 74%. WhatsApp e Telegram aparecem em segundo lugar, com 73%. O rádio, citado como mais confiável pela população, figura com 47% de frequência de acesso.
Entre os veículos tradicionais, a TV aberta é a terceira mais acessada, com 65%. 69% dos brasileiros consideram esse um meio confiável.
A pesquisa entrevistou 2.051 pessoas de todo o Brasil, sendo 43% do Sudeste, 26% do Nordeste, 15% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 8% do Norte. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.