O simbolismo da chegada de um novo tempo, celebrado neste período de Páscoa, ganhou forma e emoção nos corredores da Neonatologia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. Com criatividade, cuidado e muito afeto, a equipe da unidade – que integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) – promoveu mais uma edição do tradicional ensaio temático com os bebês internados no setor.
A ação, que já se tornou anual, envolve um planejamento minucioso: cada item da ambientação e adereço utilizado nas fotos é esterilizado e avaliado previamente pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), garantindo segurança total para os pequenos.
A surpresa e a emoção tomaram conta das famílias, como a da doméstica Janaila Araújo, de 27 anos. Mãe do recém-nascido Pedro Átila, ela se emocionou ao ver o filho participar do ensaio ainda nos primeiros dias de vida.
“Eu não imaginava de jeito nenhum que fosse ter esse ensaio lindo aqui! O Pedro Átila está me trazendo muita felicidade, e é muito bom poder guardar uma lembrancinha dele assim, com tanto carinho, enquanto a gente ainda tá aqui no hospital”, compartilhou.
Idealizadora da iniciativa, a enfermeira Kátia Idaline, coordenadora da Neonatologia do HRSC, destaca que o gesto vai muito além da estética. Para ela, é uma maneira de cuidar da saúde emocional das mães em um momento de grande vulnerabilidade.
“O hospital trabalha muito a experiência do paciente, mas aqui, nosso foco está no acompanhante que, no caso, são as mamães. Para elas, esses momentos têm um significado muito expressivo. Serve como uma descompressão que traz felicidade frente ao período de muita ansiedade para voltar para casa”, explicou.
Mais do que um registro bonito, o ensaio representa fé, cuidado e um toque de leveza no caminho das mães e bebês que aguardam, dia após dia, pela tão sonhada alta.