Durante um jantar com líderes da base aliadas na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira, 23, o presidente Lula (PT) fez um balanço de seu terceiro mandato e afirmou que é “candidatíssimo” à reeleição em 2026, de acordo com participantes do encontro. A informação é da Folha de S.Paulo.
O presidente, durante o jantar – que durou duas horas e foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Mota (Republicanos) -, prometeu que manteria contato mais ativo com o Legislativo e disse que seu governo depende mais do Congresso do que o Congresso depende do Executivo.
Lula fez um discurso longo, de mais de 30 minutos. Ele elencou o que considera as principais realizações de seu governo, fez comentários sobre sua história e expôs sua visão acerca de questões sociais do Brasil.
O petista afirmou que está com a saúde em dia e que será candidato em 2026. Em outra ocasião, em um jantar com senadores no início de abril, o presidente havia feito um comentário sobre o assunto, mas não havia dado a certeza de que buscaria a reeleição.