A China e a União Europeia suspenderam a compra de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. Com os embargos, a expectativa é de que o preço da carne de frango sofra um aumento em escala global.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, responsável por cerca de um terço de toda a proteína aviária consumida no planeta. Somente no ano passado, a China importou meio milhão de toneladas da carne brasileira.
O foco da doença foi registrado em uma granja comercial localizada no município de Monte Negro, no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as aves infectadas foram abatidas e a região foi submetida a bloqueio sanitário. Os ovos produzidos pela granja também estão sendo rastreados. Além disso, autoridades sanitárias gaúchas confirmaram um foco da gripe aviária em aves do zoológico de Porto Alegre.
Diante da situação, o Mapa decretou estado de emergência sanitária. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que, graças aos novos protocolos sanitários internacionais, alguns países não deverão adotar a suspensão total das importações.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) declarou confiar na agilidade do governo para reverter os embargos e restabelecer o comércio com os principais mercados.