Home Geral Conheça Silveira, o mascote da UFSM que conquistou as redes sociais

Conheça Silveira, o mascote da UFSM que conquistou as redes sociais

Com aproximadamente 10 anos de idade, Silveira vive na universidade desde filhote, circulando entre prédios e áreas de convivência, especialmente próximo ao Restaurante Universitário, onde possui uma cama própria adquirida por voluntários

Silveira, o carismático cão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tornou-se uma figura emblemática do campus e, recentemente, uma celebridade nas redes sociais. Com aproximadamente 10 anos de idade, Silveira vive na universidade desde filhote, circulando entre prédios e áreas de convivência, especialmente próximo ao Restaurante Universitário, onde possui uma cama própria adquirida por voluntários.

Cuidado pelo Projeto Zelo, que visa conscientizar sobre o abandono de animais e prestar auxílio a eles, Silveira conquistou a comunidade acadêmica e ganhou o título simbólico de “Pró-Reitor de Assuntos Caninos (PRAC-UFSM)”. Em setembro de 2023, foi criado um perfil no Instagram (@silveirapodrao), onde são compartilhadas fotos de seu cotidiano e informações sobre bem-estar animal.

Recentemente, uma postagem sobre Silveira no X (antigo Twitter) viralizou, colocando seu nome entre os assuntos mais comentados no Brasil. A repercussão trouxe à tona discussões sobre o abandono de animais e a importância de projetos como o Zelo.

Apesar da fama, Silveira enfrenta desafios de saúde comuns a cães idosos, como artrose e problemas digestivos. Ele é atendido regularmente no Hospital Veterinário Universitário e segue uma dieta específica. A equipe do Projeto Zelo considera a possibilidade de uma “auposentadoria”, buscando um lar definitivo que ofereça os cuidados e o carinho que ele merece.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here