Home Entretenimento “Nos Trilhos do Café”: documentário celebra a colheita do café, a cultura...

“Nos Trilhos do Café”: documentário celebra a colheita do café, a cultura e a inclusão na Serra de Baturité

Mais do que um registro documental, a obra se desdobra em ações concretas que impulsionam o desenvolvimento regional. Estão previstos workshops, experiências turísticas, vivências gastronômicas e um fórum especial de protagonismo feminino

Foto: Divulgação

A Serra de Baturité pulsa memória, tradição e futuro. É nesse cenário encantador que nasce o documentário Nos Trilhos do Café – Tradição, Cultura e Memórias da Serra de Baturité, uma produção que vai além da história do grão que moveu gerações: é uma celebração da cultura, da identidade e das novas possibilidades que brotam, assim como o café, das raízes profundas dessa terra.

Mais do que um registro documental, a obra se desdobra em ações concretas que impulsionam o desenvolvimento regional. Estão previstos workshops, experiências turísticas, vivências gastronômicas e um fórum especial de protagonismo feminino — o “Café com Elas”, espaço de fala, escuta e fortalecimento das mulheres da serra. A programação se estende com uma exposição fotográfica sensível e potente, construída pelo olhar da jovem fotógrafa autista Mari Reis, revelando nuances e detalhes do cotidiano cafeicultor que, muitas vezes, escapam ao olhar comum.

A estreia do documentário coincide com um momento emblemático: o período da colheita do café em 2025. Uma celebração que resgata a alma da serra e reafirma sua importância histórica, econômica e simbólica. Esse momento será vivenciado no Parque das Trilhas, área integrada ao centenário Sítio Guaramiranga — território com mais de 200 anos de história, berço da cultura cafeicultora da região e origem do nome da cidade de Guaramiranga. O Parque preserva tradições e memórias do período áureo do café. Os visitantes, além de vivenciar a experiência de conhecer o café do grão à xícara, poderão explorar a biodiversidade local e participar de atividades de aventura.

O Sítio Guaramiranga foi o ponto de partida da saga do café sombreado, cultivado até hoje pela tradicional família Matos Brito. Um café especial, ecológico, que respeita o tempo da terra e exige a preservação da floresta nativa — afinal, o café sombreado é uma “mini floresta”: não vive sem a mata, e sua qualidade está intrinsecamente ligada ao equilíbrio ambiental.

O documentário também valoriza a memória das famílias, os modos de vida tradicionais, a arquitetura e as transformações que o café proporcionou. Uma obra que convida o público a embarcar nesse trilho histórico com os olhos atentos ao passado, mas o coração voltado para o futuro do café na região.

Com imagens assinadas por Mari, fotógrafa cearense, e ambientado em locais simbólicos como o Parque das Trilhas, Nos Trilhos do Café é uma experiência imersiva, sensorial e transformadora. É sobre café, mas também sobre gente, resistência e afeto.

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA, 04 DE JULHO

  • Exposição Fotográfica
    Entre Grãos e Histórias: A Serra por um Olhar Sensível — Identidade e resistência desde 1822
    Memorial Juarez Barroso
    10h às 21h
  • Café com Elas
    IFCE Guaramiranga
    16h
    Convidadas: Lia Gomes (deputada estadual e secretária das Mulheres), Juliana Lucena (deputada estadual e procuradora da Mulher), Tainah Marinho (primeira-dama da Assembleia Legislativa) e Luciana Carneiro (advogada e mestre em Direito Constitucional pela UFC)
  • Workshop: Turismo em Foco – Fotografia e Experiência
    Parque das Trilhas
    13h às 17h
  • Workshop de Culinária: Sabores em Movimento
    IFCE Guaramiranga
    14h às 17h
  • Apresentação: Dramistas
    Teatro Rachel de Queiroz
    18h às 19h
  • Lançamento do Documentário
    Teatro Rachel de Queiroz
    19h

SÁBADO, 05 DE JULHO

  • Visita Técnica
    Parque das Trilhas
    9h
  • Exposição Fotográfica
    Entre Grãos e Histórias: A Serra por um Olhar Sensível
    Memorial Juarez Barroso
    10h às 21h
  • Apresentação: Dramistas
    Teatro Rachel de Queiroz
    18h às 19h
  • Exibição do Documentário
    Teatro Rachel de Queiroz
    19h

DOMINGO, 06 DE JULHO

  • Café com Memória na Praça — Sabores e Saberes
    Praça do Paço Público
    7h30
  •  Distribuição de mudas
  •  Lançamento do e-book Nos Trilhos do Café

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile