O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira, 16, uma nova forma de exibir anúncios na plataforma. A partir de agora, a publicidade aparecerá em uma aba específica denominada “Atualizações”, separada das conversas privadas. A mudança faz parte da estratégia da Meta, empresa controladora do aplicativo, de buscar fontes de receita junto à sua vasta base de mais de 1,5 bilhão de usuários ativos diários.
De acordo com o WhatsApp, os anúncios não serão exibidos nas mensagens nem usarão o teor das conversas, que permanecerão protegidas pelo modelo de criptografia de ponta a ponta, para segmentar o público. A personalização da publicidade será baseada principalmente em informações como país, cidade, idioma e comportamento do usuário na plataforma, como os canais que ele segue e as interações que realiza.
Ainda assim, usuários que optaram por vincular suas contas do WhatsApp ao Facebook ou ao Instagram poderão receber anúncios mais personalizados, compartilhando determinados dados de outras redes da Meta.
A nova função permitirá também que empresas promovam seus canais para ampliar o alcance e conquistem assinaturas mensais de conteúdos exclusivos, como vídeos e materiais especiais. A Meta receberá uma comissão de 10% sobre o valor das assinaturas, além de outras taxas cobradas pelas lojas de aplicativos.
Outra novidade é a exibição de anúncios no estilo Stories, que conterão links diretos para conversar com a empresa anunciante, facilitando o contato comercial pelo próprio WhatsApp.
Com essa alteração, o WhatsApp passa a dar um passo importante na sua estratégia de rentabilização. Lançado em 2009 como um mensageiro gratuito e livre de anúncios, ele foi comprado pelo Facebook (atual Meta) em 2014 e, ao longo do tempo, a empresa vinha tentando encontrar maneiras de usar o aplicativo para gerar receitas. Agora, a combinação de anúncios, assinaturas e promoção de canais passa a fazer parte do modelo de negócios da plataforma.
Ainda que a nova abordagem abra espaço para fontes de renda, o WhatsApp destaca que o modelo não permitirá a exibição de anúncios nas conversas e que ele permanecerá fiel ao princípio da privacidade e da usabilidade, tentando minimizar o impacto da nova estratégia na experiência do usuário.