Home Saúde Transformar padrões emocionais pode ser a chave para escolhas mais conscientes e...

Transformar padrões emocionais pode ser a chave para escolhas mais conscientes e uma vida com mais leveza

Apesar de 68% dos brasileiros relatarem sentimentos de ansiedade, mais da metade nunca buscou ajuda — autoconhecimento e inteligência emocional surgem como caminhos para romper bloqueios e viver com mais clareza

Foto: Divulgação

Ansiedade, insegurança, dificuldade de tomar decisões e relacionar-se com leveza são questões cada vez mais comuns na vida adulta, e muitas vezes estão ligadas a padrões emocionais inconscientes construídos ao longo da história de cada indivíduo. Diante desse cenário, cresce o interesse por métodos terapêuticos que unam ciência e acolhimento para promover transformação emocional duradoura.

Dados mostram que 68% dos brasileiros relatam sentimentos de nervosismo, ansiedade e tensão, porém mais da metade da população nunca procurou um profissional da saúde para lidar com essas questões. A pesquisa foi feita pelo Instituto Cactus, em parceria com a AtlasIntel e levantamento acende um alerta sobre o impacto silencioso da saúde emocional na qualidade de vida da população, reforçando a importância de ferramentas acessíveis para quem deseja transformar padrões emocionais limitantes.

“A maioria dos bloqueios que enfrentamos não nasce no presente. Eles são construídos na infância, por experiências, pelas quais não temos uma visão crítica e que vão se repetindo ao longo da vida até que a gente os reconheça e transforme”, explica a psicóloga clínica Luana Menezes, com 15 anos de experiência na área.

Com base em referências da psicanálise, arteterapia, neurociência e psicologia positiva, Luana desenvolveu o método A.R.T.E, que busca ajudar as pessoas a compreender e ressignificar esses padrões, promovendo maior clareza emocional e liberdade nas escolhas.

“Transformar padrões não é apagar a história, é reescrevê-la com consciência”, afirma a especialista.

A proposta tem atraído adultos em busca de mais leveza e autonomia emocional. Segundo Luana, cuidar da saúde mental é uma necessidade básica e fundamental.

“O emocional influencia diretamente nosso desempenho profissional, nossos vínculos e até a saúde física. Desenvolver inteligência emocional é fundamental para viver com mais verdade”, diz ela.

Além de psicóloga e palestrante, Luana é autora do livro “Eu só quero brincar” e coautora da obra “Disciplina e Afeto – Como criar filhos emocionalmente fortes e preparados para o mundo”, da Editora Literare Books.

O método A.R.T.E será aplicado na prática durante a imersão transformA.R.TE, que acontece no dia 5 de julho, no Rio de Janeiro. A imersão é uma oportunidade para quem deseja iniciar uma jornada de autoconhecimento com profundidade, segurança e acolhimento. Mais informações estão disponíveis no perfil @luanamenezespsi, no Instagram.

A psicóloga participará, nesta quarta-feira, 2, do programa Ponto de Vista, da SerTão TV. Acompanhe através do link: https://www.youtube.com/@sertaotvceara

Luana Menezes

Psicóloga, graduada pelo IBMR, fundadora da Inspire Conexão; Especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes pela UFRJ, especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pela Cândido Mendes e Orientação profissional e Coaching de Carreiras pelo grupo Orientando, autora do livro infantil “Eu Só Quero Brincar” e coautora do livro “Disciplina e Afeto – Como criar filhos emocionalmente fortes e preparados para o mundo”.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here