Home Saúde Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave apresentam queda na maioria dos estados,...

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave apresentam queda na maioria dos estados, aponta Fiocruz

Apesar do cenário de queda, os especialistas destacam que o número de internações por SRAG ainda é elevado em algumas localidades e faixas etárias

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está em declínio em grande parte do Brasil, segundo aponta a nova edição do boletim InfoGripe, divulgada nessa quinta-feira, 10, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Os dados revelam uma tendência de reversão no avanço da doença, impulsionada pela redução de hospitalizações provocadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo vírus da influenza A entre idosos.

Apesar do cenário de queda, os especialistas destacam que o número de internações por SRAG ainda é elevado em algumas localidades e faixas etárias. A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, reforça a necessidade de cautela e manutenção das medidas de prevenção.

“Ainda que os casos de VSR e influenza A estejam diminuindo, é importante lembrar que a circulação dos vírus continua. Há locais com registros pontuais de aumento entre determinados grupos, como crianças e idosos”, explicou a pesquisadora.

A análise da Fiocruz também aponta estabilidade nos casos de SRAG causados pela Covid-19, que se mantêm em patamares baixos em praticamente todos os estados. Uma exceção é o Rio de Janeiro, onde foi identificado um discreto aumento nos registros.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile