Um acidente durante um treino de musculação deixou um estudante de Educação Física gravemente ferido em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Luis Pasetti, de 23 anos, fraturou as duas pernas e deslocou o pé direito após um exercício com carga elevada, em um equipamento conhecido como Smith Machine.
O caso ocorreu no dia 20 de junho e foi registrado em vídeo pelo próprio jovem. Na gravação, é possível ver o momento em que a barra com 140 quilos desce de forma inesperada após Luis acreditar que o equipamento havia sido travado corretamente. Ao relaxar as pernas para sair da posição de agachamento, ele foi surpreendido pelo peso da carga, que o empurrou para baixo, resultando no deslocamento do pé direito e fraturas nas tíbias e fíbulas, ossos localizados na parte inferior das pernas.
O estudante estava acompanhado de um amigo no momento do acidente, que rapidamente prestou socorro. Luis foi atendido no local e, segundo ele, recebeu todo o suporte necessário da equipe.
“Não foi problema na máquina. Acredito que não houve falhas de ninguém. Foi um acidente, daqueles que poderiam acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar”, disse o jovem em entrevista.
Recuperação em andamento
Luis passou por cirurgia nas duas pernas e está em casa, em processo de recuperação. Embora ainda não possa apoiar os pés no chão, ele não apresenta curativos externos nem pontos cirúrgicos. Nas próximas semanas, deve iniciar a reabilitação com o uso de muletas.
A previsão médica é que o estudante volte a caminhar normalmente dentro de cerca de 10 semanas.