Home Educação Pelo segundo ano seguido, Ceará fica em primeiro lugar no ranking de...

Pelo segundo ano seguido, Ceará fica em primeiro lugar no ranking de alfabetização de crianças na idade certa

A consolidação do bom resultado do Ceará reforça o compromisso com a educação de qualidade fortalecida pelo regime de colaboração com os municípios por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa

Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

O Ceará, mais uma vez, supera a meta nacional e se mantém como o único estado brasileiro a alcançar 85% das crianças da rede pública alfabetizadas na idade certa em 2024. É o maior índice do País. No Brasil, 59,2% das crianças alcançaram o nível adequado de alfabetização, um avanço em relação a 2023 (56%). A meta nacional era de 60% para 2024. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira, 11, em Brasília.

Em 2023, o Ceará atingiu 84,5% das crianças alfabetizadas na idade certa, ou seja, que sabem ler e escrever até o final do 2º ano do ensino fundamental. A consolidação do bom resultado do Ceará reforça o compromisso com a educação de qualidade fortalecida pelo regime de colaboração com os municípios por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa.

O ICA integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal. O cálculo acontece a partir do alinhamento nacional dos dados consolidados pelas avaliações aplicadas nos estados. “Mais da metade dos municípios brasileiros atingiram a meta [em 2024]. Quase 60% dos municípios brasileiros melhoraram seus indicadores comparado com 2023. Onze estados atingiram a meta estabelecida. Quase 18 estados melhoraram suas condições comparadas com 2023. Isso mostra o fortalecimento que estamos construindo com União, estados e municípios”, reforçou o ministro da Educação, Camilo Santana.

A projeção do MEC é alfabetizar mais de 80% das crianças da rede pública brasileira até 2030. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), isso significa:

– Esses estudantes leem palavras, frases e textos curtos;
– Localizam informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil;
– Inferem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile