A Associação Peter Pan (APP) nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, a instituição vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil no estado do Ceará em 28 anos de história. Com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários, a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan quatro anos após sua fundação, em 2000, germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil na sociedade cearense e no Norte e Nordeste do Brasil.
No ano de 2010, a Associação Peter Pan entregou à população o Centro Pediátrico do Câncer (CPC), ou Hospital Peter Pan, como é carinhosamente conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), o local atende e acolhe milhares de pacientes e seus familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.300 famílias recebem, mensalmente, assistência e apoio ao tratamento contra o câncer. “Essas realizações só são possíveis graças à ajuda e confiança dos nossos doadores, empresas amigas, voluntários e poder público. Sem eles, proporcionar um tratamento humanizado às nossas crianças e adolescentes, se tornaria uma tarefa muito mais difícil”, explica a Superintendente Executiva da APP, Michele Holanda.
Atendimento Humanizado
Além de ter erguido e auxiliado na equipagem do CPC, a Associação Peter Pan realiza 16 programas de promoção à saúde, que são o coração da instituição. Essas iniciativas acompanham o paciente desde o primeiro contato com o hospital até o pós-tratamento somando, em 2024, 68.006 assistências. Cada criança ou adolescente participa de pelo menos 4 programas, como a distribuição de cestas nutricionais, reformas e adaptações de residências, doação de cadeiras de rodas, realização de sonhos, apoio a viagens para a realização de tratamentos e procedimentos cirúrgicos em outros estados e diversas outras ações que levam esperança de vida e futuro aos jovens pacientes e aos seus familiares.
“Conseguir a cura não é somente uma vitória do paciente. É uma conquista de todos que escolheram batalhar pela vida de cada um deles”, revela Michele.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o Brasil terá 704 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2023-2025 e, desse total, cerca de 7.930 serão crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.
A atuação conjunta dos procedimentos clínicos e ações sociais é o grande diferencial do Hospital Peter Pan. “Já foi comprovado cientificamente que a humanização durante um tratamento médico contribui no processo de cura do paciente. O amor também é remédio”, salienta Sandra Salgado, Superintendente de Atenção Integral da Associação Peter Pan.
Centro Pediátrico do Câncer
Em 2010, a Associação Peter Pan entregou o Centro Pediátrico do Câncer (CPC), contando com 71 leitos na época, sendo 7 leitos de UTI, 8 enfermarias com 2 leitos cada, 8 leitos de isolamento, 1 sala para procedimentos de pequeno porte, 24 leitos de quimioterapia sequencial, 16 leitos de quimioterapia dia, 6 consultórios, Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros espaços diferenciados.
A pedra fundamental da expansão do Centro Pediátrico do Câncer foi lançada em 2014, tendo sua primeira etapa sido concluída quatro anos depois, em 2018, com a inauguração da expansão do terceiro andar, com o acréscimo de 4 enfermarias com dois leitos cada, 2 leitos de isolamento, 1 sala de procedimentos, infraestrutura de apoio e ainda um auditório no quarto andar.
Em 2019, a segunda etapa da obra foi entregue com a inauguração da expansão do 1º andar, contemplando mais 6 enfermarias com dois leitos cada, 2 leitos de cuidados paliativos, infraestrutura de apoio e 6 consultórios médicos. No ano de 2020, a Associação Peter Pan realizou a reforma de toda a área da UTI, tendo ampliado o número de leitos de 7 para 10.
Em 2023, parte da ampliação do pavimento térreo do CPC foi concluída, tendo sido inaugurados o ambiente do Ler Faz Bem e uma sala recreativa, o Espaço Jorge André. Atualmente todo o equipamento conta com:
- 24 leitos de quimioterapia sequencial;
- 16 leitos de quimioterapia dia;
- 38 leitos de enfermaria (atendendo também Cuidados Paliativos);
- 10 leitos de isolamento;
- 10 leitos de UTI;
- 12 consultórios;
- Brinquedoteca;
- Espaço do Adolescente;
- ABC+Saúde;
- Ler Faz Bem;
- Espaço Jorge André;
- E demais áreas técnicas hospitalares.
As instalações trazem maior conforto aos pacientes, tendo a demanda crescente de novos casos do câncer infantojuvenil provocado constantes intervenções, garantindo um tratamento ágil e eficiente. A 3ª etapa da expansão do prédio está em pleno andamento e novos espaços estão sendo construídos visando sempre o acolhimento das famílias e pacientes, além da humanização e especialização no atendimento.
Em 2025, a Associação Peter Pan planeja inaugurar o Espaço da Família, que oferecerá maior conforto e qualidade de vida aos pacientes que enfrentam longas viagens para realizar o tratamento do câncer infanto-juvenil no Hospital Peter Pan. As obras estão nos ajustes finais.
Diagnóstico Precoce
A APP lançou, no ano de 2020, o APPonco, primeiro aplicativo oncológico pediátrico do Brasil de fácil acesso que leva todas as informações necessárias sobre o câncer infantojuvenil para profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores.
Desde o ano de 2007 a Associação Peter Pan também realiza o importante trabalho de capacitar os profissionais de saúde para identificar precocemente a doença por meio de sinais e sintomas. Até o ano de 2019, as capacitações aconteciam de forma presencial, mas, com a nova realidade instaurada pela pandemia, a instituição se adaptou ao formado virtual lançando, em 2022, seu primeiro curso de Ensino à Distância (EAD), intitulado Salvando Vidas I. Ao todo, 7157 profissionais foram capacitados para realizar o diagnóstico precoce.
Sandra Salgado explica a importância da formação: “É um fato que o câncer é a primeira causa de morte de crianças e adolescentes e não podemos fechar os olhos para isso. O diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta para salvar vidas e ajudar esses pequenos a terem um futuro”.
Eventos
Em 2024, a Associação Peter Pan realizou a primeira edição do Circuito Peter Pan – Juntos Pela Vida. O evento foi um sucesso de público, reunindo 500 entusiastas da corrida de rua e apoiadores de causas sociais. Em sua edição de estreia, o evento aconteceu na orla de Fortaleza e chamou a atenção da população presente no local.
A iniciativa teve como objetivo mobilizar recursos para a Associação Peter Pan por meio do incentivo ao esporte, além de divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e as ações desempenhadas pela instituição ao longo de seus 28 anos de história. O Circuito, realizado em parceria com a Limiar Consultoria Esportiva, aconteceu no Iate Clube de Fortaleza.
Anualmente, a instituição também realiza o projeto “Essência”, que proporciona a jovens debutantes um momento especial na comemoração de seus 15 anos. O evento ocorre durante o tratamento contra o câncer infantojuvenil e é promovido em parceria com a Liven Eventos. No último ano, a celebração contou com a participação da cantora Mari Fernandez, que surpreendeu as aniversariantes.
Além disso, a APP também realiza o Dia do Desapego. Realizado em janeiro de cada ano, o mutirão solidário tem como objetivo promover a generosidade e estimular os doadores a realizarem a “faxina” de final de ano nos armários e gavetas, desapegando de tudo o que não usam mais e que ainda possa ser útil para outras pessoas. Neste ano, a Associação recebeu mais de 3 toneladas de doação, como roupas, calçados, móveis, brinquedos, livros e demais objetos.
Prêmios e Reconhecimentos
A instituição conquistou o reconhecimento em 2019 como a Melhor ONG do país. Por suas boas práticas em quesitos como causa de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas, a Associação Peter Pan segue entre as 100 Melhores ONGs do Brasil nos anos de 2020 e 2022.
Em 2022, a Associação Peter Pan também garantiu o 1º lugar no 11º Encontro do FórumDCNTs com o projeto EAD “Salvando Vidas I”. Na ocasião, foram apresentados os 5 projetos de maior destaque sob a premissa do enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, sendo o projeto da APP o grande ganhador.
O programa de voluntariado da APP foi eleito, por três anos consecutivos, um dos melhores do país na categoria de Gestão de Programa de Voluntariados em OSCs (Organizações da Sociedade Civil) com os prêmios VOL 2022, VOL 2023 e VOL 2024.
Em 2024, a Associação também foi contemplada com o prestigiado Selo Doar, concedido pelo Instituto Doar. O reconhecimento é fruto dos incessantes trabalhos designados pela APP na proteção e assistência das crianças e adolescentes com câncer. A certificação também leva em conta os altos padrões de gestão e transparência que a organização mantém.
Ainda no mesmo ano, a Associação Peter Pan foi reconhecida com o selo de Rede Integrada do Instituto da Criança; uma iniciativa que visa valorizar organizações e movimentos sociais que geram impacto social positivo no Brasil, além de fortalecer parcerias e compromissos em transformar realidades por meio do trabalho em rede.
Além disso, a APP é reconhecida com a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) na área de saúde. Concedida pelo Ministério da Saúde, o título é fornecido para pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, desde que cumpram as condições definidas pela legislação. A Associação Peter Pan possui a certificação há mais de uma década, devido às atividades promovidas em prol do tratamento e assistência de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.
Michele Holanda explica o que significa trazer esses prêmios para casa. “Há 28 anos a APP tem feito a diferença na vida de milhares de famílias que lutam contra o câncer, possibilitando um futuro para esses guerreiros. Estar entre as melhores ONGs, ter o nosso programa de voluntariado entre os melhores do país, além de tantos outros importantes reconhecimentos, é a chancela do compromisso, da responsabilidade e da transparência das nossas ações. Trazer esses prêmios para casa é mostrar para cada colaborador, voluntário, doador, paciente e familiar que o apoio e a confiança que empregam nessa causa nos colocou entre as melhores instituições do Brasil. Somos só gratidão!”.
Números Peter Pan:
- Existência: 29 anos
- Quantidade de Programas de Promoção à Saúde: 16
- Números de assistências realizadas em 2024: 68.006
- Números de assistências realizadas mensalmente: 5.500 (aproximadamente)
- Número de famílias assistidas mensalmente: 1.300 (aproximadamente)
- Média de programas sociais por criança/adolescente: 4
- Área do hospital: 4.995 m²