O Fortaleza Esporte Clube anunciou, nesta segunda-feira, 15, a saída do técnico Juan Pablo Vojvoda, encerrando um dos ciclos mais vitoriosos da história recente do clube. Junto ao treinador argentino, também deixam o clube os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini.
Vojvoda assumiu o comando do Tricolor do Pici em maio de 2021. Em 310 jogos oficiais, foram 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas, além de cinco títulos conquistados. O argentino entra para a história como o técnico mais vitorioso do Fortaleza.
Entre os feitos do treinador, estão os tricampeonatos cearenses de 2021, 2022 e 2023, que garantiram ao clube o inédito Pentacampeonato Estadual, além dos títulos da Copa do Nordeste em 2022 e 2024.
Sob o comando de Vojvoda, o Fortaleza alcançou ainda marcas históricas em competições nacionais e internacionais: terceiro lugar na Copa do Brasil, duas classificações ao G4 do Brasileirão, três participações na Copa Libertadores — chegando às oitavas de final em duas oportunidades — além do vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2023.
O Fortaleza agradeceu ao técnico argentino e em nota oficial, destacou o “legado, amor, respeito e lealdade” do treinador e desejou sucesso nos próximos desafios da carreira.
Vale lembrar que Vojvoda era até então o segundo técnico mais longevo no cargo no futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Abel Ferreira do Palmeiras.
A diretoria do Tricolor ainda não anunciou o substituto para o comando técnico da equipe.