Home Política 58% dizem que Lula não deve disputar reeleição, revela pesquisa Quaest

58% dizem que Lula não deve disputar reeleição, revela pesquisa Quaest

Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 38% apoiam uma nova tentativa do petista

Foto: Ricardo Stucker/PR

A maioria dos brasileiros não quer ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputando a eleição presidencial de 2026. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17.

Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 38% apoiam uma nova tentativa do petista. Outros 4% não souberam ou não responderam. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio, houve uma queda de oito pontos percentuais na rejeição à reeleição de Lula e um aumento de seis pontos no apoio à sua candidatura.

No caso de Bolsonaro, a rejeição é ainda maior: 62% dos brasileiros defendem que ele abra mão da disputa e apoie outro nome. Apenas 28% desejam que o ex-presidente mantenha sua candidatura, e 10% não souberam ou não responderam. Em relação ao levantamento anterior, houve uma queda de três pontos percentuais entre os que rejeitam sua participação e uma oscilação positiva de dois pontos entre os que apoiam.

Apesar da discussão pública sobre sua possível candidatura, Bolsonaro está atualmente inelegível até 2030, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), o que mantém em aberto a possibilidade de reverter sua situação jurídica.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile