Home Segurança Subtenente da PM é preso após ser flagrado arrastando cachorro com motocicleta...

Subtenente da PM é preso após ser flagrado arrastando cachorro com motocicleta em Ipu

O caso gerou forte comoção nas redes sociais e está sendo investigado pelas autoridades

Foto: Reprodução

Um subtenente da Polícia Militar do Ceará foi autuado por crime de maus-tratos contra animal após ser flagrado na tarde deste domingo, 27, arrastando um cachorro amarrado a uma motocicleta pelas ruas da cidade de Ipu, no Sertão de Crateús. O caso gerou forte comoção nas redes sociais e está sendo investigado pelas autoridades.

Além do cachorro preso por uma corda ao veículo, o policial levava uma criança na garupa, ambos sem capacete. Um vídeo feito por testemunhas registrou o momento em que o animal é puxado pela moto, em velocidade, numa estrada da zona urbana da cidade.

A ocorrência foi atendida inicialmente pela Polícia Militar, que informou que o subtenente apresentava sinais de embriaguez e se recusou a obedecer as ordens dos colegas de farda ao chegar em casa. Diante da resistência, foi necessário o acionamento do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), que entrou no imóvel e realizou a detenção do agente.

O homem foi encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá, onde foi autuado com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que trata de maus-tratos a animais. A infração, quando cometida contra cães ou gatos, é agravada pela Lei nº 14.064/2020, com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e possível perda da guarda do animal.

Animal resgatado e criança entregue à mãe

A criança que estava na garupa da moto foi entregue à mãe, enquanto o cachorro foi resgatado por uma ONG de proteção animal, que prestou os primeiros atendimentos. De acordo com a PM, nenhum armamento ou material ilícito foi encontrado na residência do policial durante a vistoria.

Prefeitura e PM prometem apuração rigorosa

Em nota, a Prefeitura de Ipu repudiou o ato e declarou que o caso será apurado com o devido rigor. “Esperamos que os responsáveis sejam punidos conforme determina a legislação vigente. Reforçamos nosso compromisso com a proteção e o bem-estar dos animais e pedimos à população que denuncie qualquer ato de crueldade”, disse o município.

Já a Polícia Militar do Ceará afirmou que acompanha a apuração e que as medidas legais cabíveis estão sendo adotadas. A corporação também destacou que o policial se recusou a colaborar com a abordagem inicial.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here