A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira, 29, em Roma, na Itália, após ser considerada foragida da Justiça brasileira. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça, que já havia solicitado oficialmente a extradição da parlamentar às autoridades italianas.
Zambelli foi localizada em um apartamento na capital italiana por agentes da polícia, após denúncia feita pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que revelou em uma publicação na rede social X (antigo Twitter) ter fornecido o endereço da brasileira à polícia local. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli.
A prisão ocorre pouco tempo após a deputada ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão no caso que envolve a invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a sentença, Zambelli deixou o Brasil e passou um período nos Estados Unidos, antes de se estabelecer na Itália.
O nome da deputada constava na lista de difusão vermelha da Interpol, que reúne pessoas procuradas internacionalmente. Com isso, ela passou a ser considerada foragida oficialmente em diversos países.
Até o momento, o governo brasileiro não divulgou detalhes sobre os trâmites para a repatriação da parlamentar.