O Governo do Ceará vai iniciar o processo de blindagem das viaturas utilizadas pelas forças de segurança. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira, 30, em vídeo publicado nas redes sociais.
A medida abrangerá as polícias Militar (PMCE) e Civil (PCCE), com suas unidades especializadas e o policiamento ostensivo. Segundo o governador, a decisão vai oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança. “Tomamos essa decisão de aderir a atas de licitações realizadas em outros estados para iniciarmos a aquisição de viaturas blindadas. Nosso objetivo é que toda a frota esteja blindada, proporcionando mais segurança no enfrentamento ao crime organizado. É uma medida importante de fortalecimento das forças de segurança”, afirmou Elmano.
Delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez comemorou a notícia: “Isso nos trará mais segurança e proteção para que a gente combata o crime organizado, busque capturar homicidas, trazendo mais segurança e proteção aos nossos policiais”, destacou.
Já o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, ressaltou que a tropa passará por treinamentos específicos para operar os novos veículos: “Este anúncio vai nos obrigar, e uma obrigação boa, a alterar o nosso treinamento. Nós que treinamos em viatura sem blindagem qualquer, teremos que passar por esse treinamento e em pouco tempo faremos isso.”
Dentro do programa Ceará Contra o Crime está o reforço também na frota das força de segurança. De 2023 para cá, o Governo do Ceará já entregou 937 novas viaturas. O planejamento do Estado é chegar ao fim de 2026 com 1.515 novos veículos entregues.