Pela primeira vez desde outubro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um índice de aprovação numericamente superior ao de desaprovação. O dado faz parte de uma nova rodada da pesquisa AtlasIntel, realizada em parceria com a Bloomberg, e divulgada nesta quinta-feira, 31, pela plataforma Latam Pulse.
Conforme o levantamento, 50,2% dos brasileiros aprovam o desempenho de Lula à frente da Presidência, uma leve alta de 0,5 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, realizada em meados de julho, quando o índice era de 49,7%. Já a desaprovação caiu de 50,3% para 49,7%, configurando um empate técnico dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Ainda assim, é a primeira vez no ano em que a aprovação volta a liderar numericamente.
A percepção geral do governo também apresentou sinais de melhora. Aqueles que consideram a gestão como ruim ou péssima recuaram de 49,4% para 48,2%. Em contrapartida, os que apontam o governo como ótimo ou bom subiram de 43,4% para 46,6%.
A pesquisa ouviu 7.334 pessoas em todo o país entre os dias 25 e 28 de julho e possui 95% de nível de confiança. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.