Home Política Bolsonaristas realizam atos contra Alexandre de Moraes e Lula

Bolsonaristas realizam atos contra Alexandre de Moraes e Lula

Os atos foram convocados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foram programadas em ao menos 20 capitais, além de cidades do interior.

Foto: Fábio Rossi

Manifestantes bolsonaristas foram às ruas neste domingo, 3, em diversas cidades do Brasil em protestos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os atos foram convocados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foram programadas em ao menos 20 capitais, além de cidades do interior.

As manifestações também tiveram menções elogiosas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, figura frequentemente exaltada por grupos da direita brasileira. Em São Paulo, onde estava previsto o principal ato, a concentração de apoiadores deve ocorrer durante a tarde.

Apesar de ser o nome central em torno do qual os protestos se organizam, Jair Bolsonaro não pôde participar presencialmente. Desde 18 de julho, ele cumpre medidas cautelares determinadas por Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de circulação aos fins de semana, devendo permanecer em sua residência, em Brasília.

Mesmo à distância, o ex-presidente acompanhou os atos. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro aparece assistindo pelo celular a transmissão de um protesto realizado em Belém (PA), onde sua esposa, Michelle Bolsonaro, marcou presença. Em mensagem enviada por lista de transmissão, o ex-mandatário agradeceu aos apoiadores: “Obrigado a todos, pela nossa liberdade.”

As manifestações ocorrem em meio à intensificação das investigações da Polícia Federal sobre articulações golpistas no período pós-eleições de 2022, nas quais Bolsonaro e aliados são alvos de inquéritos que tramitam no STF sob relatoria de Alexandre de Moraes.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here