Você sabe em qual paróquia o carro do padre era dirigido pelo “Cão”?
Onde encontrar um Fogareiro cheio de água?
Qual o nome do hospital onde os pacientes que estão de alta podem descer?
As questões acima se referem ao anedotário do pessoal que vive ou viveu em Quixeramobim, por conta de situações peculiares ao nosso Município: o apelido do motorista do carro da paróquia, o nome de um açude e localização de um hospital em um serrote.
Entretanto, há situações contraditórias que não causam risos – elas trazem riscos: as agressões aos ecossistemas, pois influenciam negativamente dois elementos imprescindíveis a qualquer núcleo populacional. Os cuidados com o Meio Ambiente, mais especificamente os recursos hídricos e a cobertura vegetal de modo amplo, são imprescindíveis nas áreas verdes urbanas, nas matas ciliares e nos conjuntos da flora nativa. Esses elementos são interdependentes, pois a água alimenta a flora, que por sua vez ameniza o clima, protege os mananciais e favorece aos seres vivo em geral.
É de grande importância a função das plantas para o equilíbrio ecológico. Um solo sem cobertura vegetal está propenso à intensa erosão, empobrecido de nutrientes sem favorecer desenvolvimento de qualquer microssistema biológico. As copas das árvores, ao sombrear pequenas áreas, oferecem um microclima que alivia o calor circundante, enquanto as raízes protegem o solo e influenciam a percolação da água atenuando a aridez e o calor. Quanto às margens de cursos d’água, a mata ciliar contribui na fixação do solo evitando o assoreamento dos leitos de mananciais, preservando o papel de suprir as necessidades hídricas das localidades próximas. As ocupações indevidas das áreas que margeiam os espelhos d’água representam graves riscos, uma vez que a natureza luta por seus ciclos normais e a água busca os seus caminhos anteriores que foram obstruídos devido a ganância dos especuladores sob a conivência dos órgãos públicos. Gestões se sucedem e os loteamentos são aprovados sem disporem de áreas de praças, áreas institucionais e indicações de áreas verdes apesar de vivermos em uma região que registra altas temperaturas.
E se não bastassem as ocorrências citadas, o leito do principal curso d’água, que deu nome ao Município e pelo qual chegaram os tangedores de gado, hoje está ocupado por adensada vegetação de porte avolumado que impede o escoamento normal da água. Imaginemos o que acontecerá em caso de chuvas normais: a água buscará saídas por onde? Quem será atingida pelo transbordamento possível? O rio agonizante pode espalhar-se nas áreas circundantes prejudicando quem estiver em seu caminho.