Home Cultura Banabuiú aprova lei que reconhece artista de boneco como Mestre da Cultura...

Banabuiú aprova lei que reconhece artista de boneco como Mestre da Cultura Municipal e garante salário vitalício

A gratificação vitalícia foi uma medida prevista em lei, proposta pelo próprio município e aprovada pela Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação

O artista de teatro de bonecos Antônio Vanderlei de Oliveira venceu o edital lançado pelo município de Banabuiú, sendo reconhecido como Mestre da Cultura Municipal. Em reconhecimento pelos trabalhos prestados em prol da cultura banabuiense, o mestre receberá um pagamento vitalício de um salário mínimo.

Vanderlei, que é conhecido popularmente como Vanderlei das Laranjeiras, distrito onde possui suas raízes, competia com outros três concorrentes, mas venceu o edital após preencher os critérios previstos no detalhamento.

A gratificação vitalícia foi uma medida prevista em lei, proposta pelo próprio município e aprovada pela Câmara de Vereadores. O decreto que oficializou o nome de Vanderlei da Laranjeiras como Mestre da Cultura de Banabuiú foi assinado pelo prefeito Marcílio Coelho e pela secretária de cultura, Samara Gadelha.

“Esse é um passo fundamental para que nossa história seja preservada, fortalecida e transmitida às futuras gerações”, disse Marcílio Coelho.

Já há 40 anos, Vanderlei se notabiliza na cena cultural do Ceará por atuar como artista de teatro popular de bonecos, conhecido como Cassimiro Coco. O ofício, no entanto, é uma arte a cada dia menos privilegiada, fazendo com que os artistas que vivem dela, estejam à margem da economia.

Samara Gadelha destacou o reconhecimento e o papel da Secretaria da Cultura de Banabuiú no empenho e no apoio à medida, desde a criação da lei até a aprovação pela Câmara do município. “É um marco histórico para o município. É a arte e a cultura transcendendo para futuras gerações, mantendo viva o saber fazer”, disse a secretária.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile