A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, 29, a Operação Cartão Família, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar a contratação de cartões de crédito da Caixa Econômica Federal mediante o uso de dados e documentos falsos.
As investigações foram iniciadas a partir de comunicação feita pela Centralizadora de Segurança em Cartão de Crédito (CECAC) da Caixa Econômica Federal, que, ao identificar movimentações atípicas e indícios de fraude sistêmica, comunicou os fatos às autoridades federais para a devida apuração.
O esquema envolvia a utilização de informações pessoais de terceiros para a emissão irregular de cartões de crédito, cujos limites eram rapidamente esgotados em estabelecimentos comerciais suspeitos, distribuídos em diversos municípios do Ceará. Foram identificadas 86 contratações fraudulentas, que resultaram na emissão de 336 cartões de crédito no período de janeiro a abril de 2024, causando um prejuízo confirmado de R$ 637.738,54.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na residência dos investigados, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, chips de telefonia móvel, documentos de terceiros alheios à residência, cartões de crédito, cheques bancários e outros materiais que, neste momento inicial, já confirmam as suspeitas da investigação policial.
Os elementos reforçam a tese de que o núcleo familiar se utilizava de dados de terceiros para viabilizar a emissão fraudulenta de cartões de crédito, com o intuito de realizar compras em estabelecimentos comerciais.