Em 2025, a Canudos FM, emissora pertencente à Fundação Canudos, completa duas décadas de atuação no mercado de comunicação do Sertão Central. Para marcar este marco tão especial, a rádio está investindo em uma série de melhorias em sua infraestrutura, visando oferecer qualidade superior de som aos seus milhares de ouvintes.
Como parte central das comemorações, a torre de transmissão da emissora está passando por uma completa revitalização. O equipamento recebe uma nova pintura e terá sua iluminação substituída por tecnologia LED, cujos testes finais estão previstos para conclusão ainda em setembro. As novas lâmpadas são até 80% mais econômicas e têm uma vida útil 25 vezes maior que as incandescentes. A sinalização da torre também será renovada, seguindo rigorosamente os parâmetros técnicos aprovados pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações.
A torre passará a contar com um moderno sistema de câmeras de alta definição, que proporcionará transmissão ininterrupta de imagens panorâmicas de Quixeramobim. Esta nova funcionalidade oferecerá, em parceria com à SerTão TV, uma vista privilegiada da cidade, transformando a torre em um ponto de observação e conexão visual com Quixeramobim.
Os planos de modernização, no entanto, vão além. A rádio prepara novos investimentos estratégicos para os próximos meses, com um objetivo ambicioso e sustentável de migrar totalmente para o uso de energia renovável, com foco especial na implementação de energia solar. Essa transição não apenas moderniza a operação da emissora, mas também reforça seu compromisso com o planeta, além de gerar significativa economia financeira. A iniciativa inclui ainda a aquisição de uma infraestrutura de comunicação mais moderna e adaptada às novas demandas do mercado regional, com ênfase em seu estúdio de transmissão.
Amanda Magalhães, presidente da Fundação Canudos, destaca que a modernização foi uma meta prioritária de sua gestão: “Este é um processo contínuo e gradativo, que vamos aprimorar nos próximos meses. É fruto de uma reorganização administrativa e de uma nova visão para acompanharmos a evolução do mercado sem abrir mão da nossa identidade. Ainda temos muitas novidades por vir até o ano que vem.”
Sérgio Machado, diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, reforçou a importância da melhoria na emissora: “A Canudos FM é um veículo essencial do nosso grupo. Nosso foco tem sido modernizar nossas operações, respeitando as normas e priorizando sempre a qualidade do conteúdo e das transmissões, com uma produção responsável e de alto padrão.”
A previsão é que a obra da torre seja inaugurada oficialmente no começo de outubro. A data coincide com a participação da Fundação Canudos na campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Em parceria com o Instituto Luz e Vida, a Fundação promoverá atividades de apoio e conscientização sobre a causa.
Plano estratégico de modernização SMC 3.0
Esta ação na Canudos FM alinha-se aos pilares do que o grupo chamou de SMC 3.0, o novo plano estratégico do Sistema Maior de Comunicação, que prevê a modernização integrada e sustentável de todos os veículos do grupo até 2030. A transição para energia solar e a completa atualização tecnológica representam a materialização dessa visão, que será ampliada por investimentos contínuos em inovação, fortalecimento de uma identidade visual unificada e implantação de infraestrutura de última geração, posicionando todo o grupo no mercado midiático cearense e consolidando sua liderança no Sertão Central.