Home Entretenimento QXAS 2025 traz ‘Paisagens de Dentro’ e transforma o Sertão Central em...

QXAS 2025 traz ‘Paisagens de Dentro’ e transforma o Sertão Central em galeria a céu aberto

Neste ano, o festival tem como tema “Paisagens de Dentro”, propondo um mergulho sensível em memórias, afetos e territórios que nascem do silêncio e se expandem para o mundo

Foto: Reprodução/Instagram

Entre os dias 22 e 25 de outubro, as cidades de Quixeramobim e Quixadá recebem a 6ª edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central, um dos eventos culturais mais importantes do interior do Ceará. Neste ano, o festival tem como tema “Paisagens de Dentro”, propondo um mergulho sensível em memórias, afetos e territórios que nascem do silêncio e se expandem para o mundo.

O QXAS 2025 transforma o Sertão Central em um grande palco para a fotografia, reunindo exposições, oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas e uma programação que conecta arte, pesquisa e comunidade.

Curadoria que respira o sertão e a imagem

A curadoria desta edição é assinada por três nomes de destaque nas artes visuais, no audiovisual e na pesquisa da imagem:

Rafael Vilarouca

Artista visual e fotógrafo, natural de Icó e residente em Juazeiro do Norte, Rafael construiu uma carreira marcada pela relação entre fotografia, cinema e memória. Mestre e doutorando em Linguagens Visuais pela UFRJ, participou de importantes projetos, como o Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, a residência “O Álbum é a Obra” e exposições em diversas instituições, incluindo o Sobrado Dr. José Lourenço. Seu trabalho já esteve presente em mostras no Ceará e em outros estados, integrando diferentes narrativas visuais sobre o sertão.

Fernanda Siebra

Fotógrafa, pesquisadora e jornalista, Fernanda investiga memórias, tempo e território a partir de imagens e narrativas que dialogam com o sertão e suas histórias. Atualmente fotógrafa do Instituto Mirante de Cultura e Arte, participou de exposições marcantes como “Onde guardaremos este instante de alegria?”, no Fotofestival Solar 2024, além do 72º e 75º Salão de Abril, Festival Solar, Maré Foto Festival e Festival Efêmero. Sua pesquisa também revisita as origens do fotojornalismo brasileiro, com foco em registros históricos da seca no Ceará no século XIX.

Michelle Maciel

Gestora cultural e produtora audiovisual, Michelle atua como Gestora Executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo e é especialista em Gestão Cultural. Com forte atuação no audiovisual, já coordenou a Escola de Cinema do Sertão e o projeto de extensão NAVI (Núcleo de Pesquisa e Experimentos Audiovisuais do IFCE). Dirigiu o cineclube “Comer com os Olhos”, participou de mostras nacionais e está finalizando o filme Umbilical, além de integrar o Cinema Instantâneo, coletivo voltado para novas linguagens audiovisuais.

Paisagens que falam por dentro

Mais do que um festival, o QXAS propõe um convite para olhar para dentro, para as memórias individuais e coletivas que constroem o Sertão. “Paisagens de Dentro” é um tema que valoriza os afetos e expande o diálogo entre a fotografia, o território e as identidades.

Serviço
6ª edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central
Quixeramobim e Quixadá – CE
22 a 25 de outubro de 2025
Tema: “Paisagens de Dentro”

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here