O segundo dia da XIX ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, nesta sexta-feira, 12, confirmou o sucesso do maior evento do gênero no Nordeste. A cidade de Quixadá vive um clima de festa e movimentação econômica, com hotéis e pousadas com ocupação total, e bares, lanchonetes e restaurantes trabalhando em plena capacidade para atender ao fluxo de visitantes.
De acordo com os organizadores do SEBRAE, responsável pela realização, o evento transcorre dentro do planejado, mesmo sendo de grande porte. O público tem comparecido em massa aos pavilhões, e expositores – sejam pequenos, médios ou grandes produtores rurais – demonstram satisfação com a visibilidade e os negócios gerados.
A feira se tornou um panorama da cadeia produtiva do agronegócio. Destaques como a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e a apicultura (criação de abelhas com ferrão) apresentam sua fundamental importância para o equilíbrio ambiental e a geração de renda. A cultura local também está em evidência, com a presença de artesões de Quixadá que exibem, com orgulho, réplicas de todos os tamanhos do famoso monumento da “Galinha Choca”. A trilha sonora do evento é a autêntica música nordestina, que anima os corredores da feira.
Destaque para o empreendedorismo feminino
A programação de encerramento para este sábado promete coroar o evento. Durante o dia, estão programadas duas grandes palestras: uma voltada para os jovens empreendedores do campo e outra para celebrar as mulheres empreendedoras rurais.
Este último tema ganha força especial nesta edição, reflexo do número crescente de mulheres que se destacam na gestão rural. Dois cases de sucesso de Quixadá estão presentes na feira: o Capril Lourenço, da produtora Edneuly Lourenço, uma referência na produção de derivados de leite de cabra como iogurte, queijo e doce; e o Capril Lagoa das Cabras, da produtora Elenir Queiroz, que entre seus produtos possui um doce de leite de cabra que foi premiado como o segundo melhor do Brasil.
Estrutura e cobertura impecáveis
A segurança do evento é garantida pela atuação integrada da Polícia Militar, Guarda Municipal, seguranças particulares e bombeiros civis, assegurando um ambiente tranquilo para todos os participantes. SEM NENHUMA OCORRÊNCIA!
A imprensa também tem papel de destaque, com a presença de veículos locais e regionais, como a FM Central, o site Foco no Assunto entre outros, e uma equipe da SERTÃO TV do Sistema Maior de Comunicação de Quixeramobim, que diariamente registram os melhores momentos deste que é o maior evento de leite e derivados do Nordeste.
O evento segue até as 22h deste sábado, 13, com ENTRADA GRATUITA.




