Home Geral Morre a atriz Berta Loran, ícone do humor brasileiro, aos 99 anos

Morre a atriz Berta Loran, ícone do humor brasileiro, aos 99 anos

A artista, que completaria 100 anos em março de 2026, teve uma carreira brilhante de mais de 70 anos e se consagrou como uma das maiores intérpretes de humor da TV Globo

Foto: Reprodução/Redes sociais

A atriz Berta Loran, uma das figuras mais queridas da televisão brasileira, faleceu na noite desse domingo, 28, em um hospital particular de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 99 anos. A artista, que completaria 100 anos em março de 2026, teve uma carreira brilhante de mais de 70 anos e se consagrou como uma das maiores intérpretes de humor da TV Globo.

Berta Loran nasceu em Varsóvia, na Polônia, no dia 23 de março de 1926, com o nome de Basza Ajs. Quando chegou ao Brasil com apenas 9 anos, adotou o nome artístico de Berta Loran e logo se apaixonou pela arte da interpretação. A atriz se tornou um marco no cenário televisivo nacional, principalmente em programas humorísticos, onde se destacou por seu talento cômico e carisma incomparável.

Ela fez sua estreia na TV Globo em 1966, participando do programa “Riso Sinal Aberto”. A partir daí, sua carreira decolou, e Berta passou a fazer parte de algumas das produções mais icônicas da emissora. Entre os grandes sucessos, ela esteve em “Balança Mas Não Cai” (1968), “Faça Humor, Não Faça Guerra” (1970), “Satiricom” (1973), “Planeta dos Homens” (1976), e “Escolinha do Professor Raimundo” (1990). Sua última participação em programas humorísticos da Globo foi em “Zorra Total” (1999), e ainda se manteve no ar com participações especiais em “A Grande Família” (2012).

Além dos programas de humor, Berta também se destacou em novelas e minisséries. Ela fez parte do elenco de “Amor com Amor se Paga” (1984), “Cambalacho” (1986), “Cama de Gato” (2010), “Ti-Ti-Ti” (2011), “Cordel Encantado” (2011) e “A Dona do Pedaço” (2019), sempre com sua presença marcante e versatilidade.

Com mais de sete décadas de carreira, Berta Loran conquistou uma legião de fãs e se tornou um verdadeiro ícone da TV brasileira. Seu humor inteligente e sua capacidade de se reinventar ao longo dos anos fizeram dela uma artista admirada por diferentes gerações. Ela deixa um legado imenso, tanto para a televisão quanto para os telespectadores que acompanharam sua trajetória.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here