Nos próximos dias 13 de 14 de outubro, o apresentador Eduardo Praciano realiza um evento em comemoração aos 38 anos de Show da Praça, um projeto para descobrir novos talentos e que, ao mesmo tempo, se tornou uma espécie de sala de aula e de laboratório para ajudar pessoas que tinham talentos, mas que não se expunham por timidez ou por medo de enfrentar o público.
O evento contará com apresentações de 50 artistas, sendo 25 no primeiro dia e 25 no segundo, como Irene Braga, Socorro Valente, Dimas Casemiro, Bete Nascimento e outros. Além disso, o momento terá homenagens a outras 50 pessoas, entre empresários, políticos e artistas.
- Foto: Reprodução
O diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, Sérgio Machado, será um dos homenageados da solenidade. Para ele, “ser lembrado pelo artista Boa Praça representa um momento de felicidade tremenda, pois significa que, de alguma forma, foi possível contribuir com esse projeto maravilhoso que é o Show da Praça”.
Nos dois dias, o evento será realizado no Teatro Chico Anysio, das 18h30 às 23h.
Sobre o Show da Praça
No dia 13 de outubro de 1987, Fortaleza assistiu nascer um projeto que marcou para sempre a cena cultural da cidade: o Show da Praça. Criado para revelar novos talentos, o projeto se transformou em um verdadeiro laboratório artístico, dando espaço a quem sonhava com os palcos, mas ainda esbarrava na timidez ou no medo da exposição pública.
Mesmo quem errava ou desafinava encontrava no Show da Praça um espaço de aprendizado e crescimento. O palco foi revelador para humoristas, dançarinos e cantores, sempre acompanhados por bandas de baile consagradas, como Passaport, Os Jovens, Os Bábaros, Banda Status e Maradona. Muitos que ali começaram construíram carreiras sólidas e alcançaram reconhecimento não só no Ceará, mas em todo o Brasil e até fora dele.
Inicialmente batizado de “O Artista na Praça”, o projeto contou com apoio da Secretaria de Cultura do Estado e do Sistema Verdes Mares, através do Caminhão da Verdinha. Anos depois, passou a ser realizado com o suporte da Fundação Cultural de Fortaleza (FUNCET), até sua última edição em 1999. Foram 12 anos ininterruptos, com apresentações nos palcos da Praça José de Alencar, Praça do Ferreira e no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio.
As noites de segunda-feira tornaram-se ponto de encontro certo para o público da Capital e da Região Metropolitana. Comerciários, em especial, saíam direto do expediente para garantir lugar na plateia, que sempre lotava a praça.
O Show da Praça reuniu atrações variadas: shows de humor, calouros, artistas em início de carreira e nomes já consagrados. Grandes talentos deram seus primeiros passos ali, entre eles Valdonys, Diassis Martins, Karla Karenina, Tiririca, Kátia Cilene, Vicente Nery, Aurineide Camurupim, Carlos Rilmar, Dedim Gouveia, Froxilda Fofolete, Wellington Muniz (o Ceará), Davi Valente e Jucy Kero.
A iniciativa também recebeu nomes de peso da música nacional, como Waldick Soriano, Frank Aguiar, João Paulo & Daniel, Mastruz com Leite, Banda Mel com Terra, Forró Maior, Nonato do Cavaquinho, Eliane, Lindomar Castilho, Genival Santos, Altemar Dutra Júnior, Banda Carrapicho, entre muitos outros que ajudaram a escrever a história de um dos maiores projetos culturais já realizados em Fortaleza.