Home Educação Projeto Girassóis une sustentabilidade e dignidade no Liceu Alfredo Almeida Machado

Projeto Girassóis une sustentabilidade e dignidade no Liceu Alfredo Almeida Machado

A proposta busca valorizar a atuação de trabalhadores da economia solidária do município, reconhecendo o papel fundamental de garis, catadores de materiais recicláveis, costureiras e pacientes atendidos pelo Instituto Luz e Vida

Foto: Divulgação

O Liceu Estadual Alfredo Almeida Machado, em Quixeramobim, desenvolve um projeto inovador que alia educação ambiental, valorização humana e responsabilidade social. Trata-se do Projeto Girassóis: as mãos da sustentabilidade pelos olhos da dignidade, que envolve todas as turmas da escola e vem se consolidando como um espaço de reflexão e transformação.

A proposta busca valorizar a atuação de trabalhadores da economia solidária do município, reconhecendo o papel fundamental de garis, catadores de materiais recicláveis, costureiras e pacientes atendidos pelo Instituto Luz e Vida. Muitas vezes invisibilizados no dia a dia da sociedade, esses profissionais e cidadãos encontram no projeto um canal de respeito, reconhecimento e dignificação.

Por meio de textos autorais, produções artísticas e atividades lúdicas, os estudantes destacam a importância dessas pessoas e das práticas sustentáveis que elas representam. Além disso, o projeto promove momentos de debate e conscientização, ampliando o conhecimento dos jovens sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e preservação ambiental.

Segundo os organizadores, o objetivo é incentivar uma nova visão de mundo, em que dignidade e sustentabilidade caminhem lado a lado. A escola aposta na formação cidadã, convidando os alunos a refletirem não apenas sobre os impactos ambientais, mas também sobre os aspectos sociais que envolvem o cuidado com o planeta.

Em tempos de urgência climática, o Projeto Girassóis surge como um exemplo inspirador de como a educação pode ser agente de transformação social, despertando consciência ecológica e reforçando valores humanos.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile