Home Saúde SUS passa a incorporar cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata

SUS passa a incorporar cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata

O procedimento consiste na retirada completa da próstata, das vesículas seminais e, em alguns casos, dos linfonodos pélvicos, com o objetivo de eliminar o câncer e reduzir os riscos de recorrência

Foto: Divulgação/Takano Urologia

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô ao Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada em portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Sectics) e beneficiará pacientes com câncer de próstata localizado ou localmente avançado.

A prostatectomia radical é uma cirurgia curativa indicada principalmente para tumores em estágio inicial. O procedimento consiste na retirada completa da próstata, das vesículas seminais e, em alguns casos, dos linfonodos pélvicos, com o objetivo de eliminar o câncer e reduzir os riscos de recorrência.

Segundo a portaria, as áreas técnicas terão até 180 dias para viabilizar a oferta da tecnologia no SUS. O processo deverá seguir o parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que avaliou e aprovou a utilização da técnica robótica.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here