Home Saúde José Martiniano de Alencar volta a ser Hospital da Polícia Militar do...

José Martiniano de Alencar volta a ser Hospital da Polícia Militar do Ceará

Fundado em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, a unidade de saúde tinha como objetivo primário atender policiais e seus dependentes. Contudo, em 1993, o local passou a atender também pelo Sistema Único de Saúde

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Com mais de 800 funcionários, 80 leitos à disposição e 10 especialidades médicas ofertadas, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), incorporado à Secretaria da Saúde desde 2011, voltou a pertencer à Polícia Militar do Ceará (PMCE) oficialmente, nessa quinta-feira, 16, em solenidade comandada pelo governador Elmano de Freitas, em Fortaleza. Em 2025, o chefe do Executivo Estadual sancionou lei transferindo a unidade de saúde, recriando o Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar.

“Esse momento era algo sonhado por todos aqueles e aquelas que fazem a PMCE. Um dia de justiça para os nossos policiais. Tenho muito orgulho de ser governador para poder realizar esse ato”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Fundado em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, a unidade de saúde tinha como objetivo primário atender policiais e seus dependentes. Contudo, em 1993, o local passou a atender também pelo Sistema Único de Saúde. Desde 2023, dentro da gestão Elmano de Freitas, uma série de reformas aconteceram na estrutura. O investimento total foi de R$ 2.037.898,06.

Os leitos da unidade de saúde estão distribuídos entre 34 para cirurgia geral; 12 para cuidados avançados; três para recuperação; 20 para maternidade; três para parto e oito para cuidados neonatal. As especialidades médicas ofertadas são ginecologia; clínica geral; pediatria; cirurgia geral; urologia; proctologia; dermatologia; oftalmologia; otorrinolaringologia e cirurgia bariátrica. Além dessas especialidades médicas, há também cirurgia bucomaxilofacial e atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e de nutrição para internados.

O agora Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar conta, ainda, com três salas cirúrgicas; oito salas de atendimento ambulatorial; laboratório de exames e um centro de diagnóstico por imagem. O corpo funcional multidisciplinar possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile