Home Segurança Operação combate criminosos suspeitos de expulsar moradores no bairro José Walter, em...

Operação combate criminosos suspeitos de expulsar moradores no bairro José Walter, em Fortaleza

Durante as ações, equipes da PM realizaram visitas domiciliares para identificar moradores e suspeitos de envolvimento com facções, além de reforçar o policiamento na área

Foto: Divulgação/SSPDS

Na manhã desta segunda-feira, 20, foi deflagrada uma operação para desarticular grupos criminosos responsáveis por expulsar moradores no bairro José Walter, em Fortaleza. Batizada de Operação Opus, a ação foi iniciada por volta das 9h, no Conjunto Habitacional Cidade Jardim II, onde diversas famílias haviam sido forçadas a deixar suas casas após ameaças de facções no último dia 10 de outubro.

A ofensiva foi coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e contou com o apoio de setores de inteligência e investigação da Polícia Civil e da Polícia Militar. De acordo com o delegado Harley Filho, titular da Copol, a operação tem como meta coibir os deslocamentos forçados e combater crimes violentos na região.

Cerca de 130 agentes de segurança participam da operação, que também envolve órgãos estaduais e municipais, como a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Durante as ações, equipes da PM realizaram visitas domiciliares para identificar moradores e suspeitos de envolvimento com facções, além de reforçar o policiamento na área. Um homem de 30 anos, apontado como mandante das expulsões, já havia sido preso anteriormente. Ele é acusado de fornecer armas, ordenar ameaças e determinar quem deveria deixar o conjunto habitacional.

As investigações seguem em andamento. Além das abordagens policiais, a operação incluiu uma ação simbólica de recuperação do espaço público, com a remoção de pichações feitas por criminosos nas paredes dos blocos, usadas para intimidar os moradores.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile