Na manhã desta segunda-feira, 20, foi deflagrada uma operação para desarticular grupos criminosos responsáveis por expulsar moradores no bairro José Walter, em Fortaleza. Batizada de Operação Opus, a ação foi iniciada por volta das 9h, no Conjunto Habitacional Cidade Jardim II, onde diversas famílias haviam sido forçadas a deixar suas casas após ameaças de facções no último dia 10 de outubro.
A ofensiva foi coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e contou com o apoio de setores de inteligência e investigação da Polícia Civil e da Polícia Militar. De acordo com o delegado Harley Filho, titular da Copol, a operação tem como meta coibir os deslocamentos forçados e combater crimes violentos na região.
Cerca de 130 agentes de segurança participam da operação, que também envolve órgãos estaduais e municipais, como a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Durante as ações, equipes da PM realizaram visitas domiciliares para identificar moradores e suspeitos de envolvimento com facções, além de reforçar o policiamento na área. Um homem de 30 anos, apontado como mandante das expulsões, já havia sido preso anteriormente. Ele é acusado de fornecer armas, ordenar ameaças e determinar quem deveria deixar o conjunto habitacional.
As investigações seguem em andamento. Além das abordagens policiais, a operação incluiu uma ação simbólica de recuperação do espaço público, com a remoção de pichações feitas por criminosos nas paredes dos blocos, usadas para intimidar os moradores.