O Ceará registrou fortes chuvas entre as 7h dessa segunda-feira, 20, e as 7h desta terça-feira, 21, com destaque para os municípios das regiões sul do Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o maior acumulado foi observado em Jardim, onde a precipitação ultrapassou os 200 milímetros.
Em Jardim, o posto do Sítio Bonsucesso registrou 220 mm, o maior acumulado das últimas 24 horas. Na Serra Brejinho, também em Jardim, o registro foi de 150 mm. Já em Potengi, os postos Vila Alecrim, Sítio Quenquelere e a sede urbana registraram 128 mm, 121 mm e 115 mm, respectivamente.
De acordo com a Funceme, as chuvas foram provocadas pela formação de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que se desloca pelo litoral leste do Nordeste. O fenômeno tem favorecido a ocorrência de precipitações mais intensas sobre o interior do estado, especialmente no sul cearense.
A frente fria deve se tornar estacionária nesta terça-feira, permanecendo entre os estados da Bahia e Sergipe. Essa configuração deve manter as condições de instabilidade e favorecer novos episódios de chuva sobre áreas do interior do Nordeste Brasileiro (NEB) nas próximas horas.
Confira as 10 maiores chuvas do Ceará das últimas 24 horas:
Jardim (Posto: Sítio Bonsucesso): 220 mm
Jardim (Posto: Serra Brejinho): 150 mm
Potengi (Posto: Vila Alecrim): 128 mm
Potengi (Posto: Sítio Quenquelere): 121 mm
Potengi (Posto: Potengi): 115 mm
Jardim (Posto: Jardim): 113 mm
Santana do Cariri (Posto: Santana do Cariri): 100 mm
Assaré (Posto: Aratama): 92 mm
Caririaçu (Posto: Vila Feitosa): 89 mm
Araripe (Posto: Brejinho): 76 mm