Home Entretenimento Fortaleza, Maranguape e Paracuru recebem o XI Festival Internacional de Folclore do...

Fortaleza, Maranguape e Paracuru recebem o XI Festival Internacional de Folclore do Ceará

Este ano os grupos se apresentam em três palcos principais distribuídos nas cidades sedes, visando descentralizar as atividades da capital

Foto: Divulgação

Comemorando 11 anos de fomento ao folclore e à cultura popular em 2025, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) acontece de 13 a 16 de novembro, em Fortaleza, Maranguape e Paracuru. A programação contempla escolas, instituições e equipamentos culturais.

Visando descentralizar as atividades da capital, este ano as apresentações ocorrem em três palcos principais distribuídos nas cidades sedes: em Fortaleza, os grupos se apresentam no Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, já em Maranguape, as apresentações acontecem nos dias 14 e 15 de novembro, na Praça Joaquim Sombra, e em Paracuru, os grupos dançam nos dias 15 e 16 de novembro, na Praça de Eventos. Além disso, a programação contará com ações educativas, sociais e econômicas, por meio de vivências, intercâmbios, seminário, oficinas, palestra e rodas de conversa.

Ao todo, 17 grupos de folclore e projeção folclórica participam do FIFOLC e se apresentam nos três palcos das cidades sedes: um grupo internacional, o Asociación Folklórica Paraguay Eté Villa Elisa (PAR); treze grupos cearenses, nacionais e etnia: Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza (CE), Bumba-Meu-Boi de Itapari (MA), Cia. de Dança Estrelas da Rua (CE), GAN Herança Nativa (RS), Grupo de Tradições Cearenses (CE), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (CE), Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia (MT), Grupo Miraira (CE), Grupo Parafolclórico Xiquexique (CE), Grupo Sarandeiros (MG), Grupo Terra da Luz (CE), Oré Anacã (CE), dentre estes a Companhia homenageada desta edição, a Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes) – CE. Além disso, também integram a programação do Festival os grupos da organização/curadoria: Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (CE) e Grupo Tablado (CE) e a Txai Cia de Danças Populares (CE).

Um evento de caráter internacional, exclusivamente, de danças de projeção folclórica de todo o mundo, que acontece no Ceará. Ao longo de mais de uma década, o Festival Internacional de Folclore do Ceará juntou cerca de 5.000 artistas de diversas regiões e países, 150 grupos de projeção folclórica, 80 artesãos, 800 profissionais e um público aproximado de 45 mil pessoas.

O XI Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma realização do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, com realização da EnCena Produções.Tem como patrocinadoras nesta edição as empresas Cegás e Adel Coco. Parceria: Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará, IOV, Comissão Cearense de Folclore, Sesc Ceará, Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Paracuru, Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Juventude, Rede Cuca, e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará.

Grupo homenageado

A Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes) foi fundada no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, visando estimular crianças e jovens a pesquisar e divulgar manifestações culturais através da dança e música. Trabalha numa área de extrema carência social e cultural, em que promove, por meio de ações e projetos, meios para o desenvolvimento dos jovens da comunidade. Atualmente conta com pessoas de diversas faixas etárias entre crianças, jovens e adultos que por meio da cultura popular promove integração sociocultural e artística.

Sobre o FIFOLC

Realizado de forma independente, o Festival Internacional de Folclore do Ceará nasceu do desejo de celebrar a identidade e a diversidade cultural do folclore brasileiro, buscando construir ações de reconhecimento, valorização e salvaguarda dessas manifestações que podem ser consideradas patrimônio cultural para seus povos. Possibilitar o acesso à cultura sob uma perspectiva plural, por meio de programação que envolve diretamente grupos de projeção folclórica do Ceará, nacionais e internacionais, é outra razão de existência do FIFOLC.

Sons, movimentos, expressões, cores, diversidade cultural e acesso à cultura. É a partir dessas premissas e características multiformes que surge o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC). Essa iniciativa colocou em pauta a pluralidade das manifestações que compõem a cultura tradicional popular, sendo essa um espaço de partilha dos conhecimentos, dos ritos, das emoções, da ancestralidade e das memórias.

SERVIÇO:
XI Festival de Folclore Internacional do Ceará – 2025
Data: 13 a 16 de novembro
Local: Fortaleza, Maranguape e Paracuru
Palcos Principais:
Fortaleza – 13, 14 e 15 de novembro – Anfiteatro do Centro Cultural de Arte e Cultura Dragão do Mar. Acessos: Rua José Avelino – atravesse a praça pelo Palco Rogaciano Leite Filho; Rua Boris – em frente ao Hub Cultural Porto Dragão; e Av Pessoa Anta – ao lado da Caixa Cultural.
Maranguape – 14 e 15 de novembro – Praça Cel. Joaquim Sombra
Paracuru – 15 e 16 de novembro – Praça de Eventos – Rua Cel. Meireles

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile