Home Wanderley Barbosa Dia Mundial de Combate à Poliomielite: FOCO NO ASSUNTO apoia campanha no...

Dia Mundial de Combate à Poliomielite: FOCO NO ASSUNTO apoia campanha no Sertão Central

A poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia irreversível, principalmente em crianças, foi eliminada do Brasil em 1994. No entanto, a ameaça permanece

Foto: Reprodução

Celebrado anualmente em 24 de outubro, o Dia Mundial de Combate à Poliomielite (paralisia infantil) tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da doença e a importância crucial da vacinação para sua erradicação global. A data serve para mobilizar governos, organizações e a sociedade civil em torno de campanhas de imunização e educação.

A poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia irreversível, principalmente em crianças, foi eliminada do Brasil em 1994. No entanto, a ameaça permanece. A doença ainda é endêmica em países como Paquistão e Afeganistão, e a queda nas coberturas vacinais aumenta o risco de o vírus ser reintroduzido em áreas livres. Um alerta recente ocorreu em 2024, quando a pólio ressurgiu em Gaza após 25 anos erradicada.

Diante desse cenário, a vacinação é a única forma de prevenção, já que a doença não tem cura. Campanhas de vacinação em massa, utilizando a vacina oral (VOP), foram responsáveis por reduzir drasticamente os casos no mundo. Organizações como o Rotary Internacional atuam há mais de 35 anos nessa luta, imunizando bilhões de crianças.

Chamada para a ação no Sertão Central

Alinhado com este esforço global, o Ecossistema de Comunicação Digital FOCO NO ASSUNTO entra na campanha de vacinação contra a paralisia infantil e faz um apelo urgente aos pais e responsáveis de Quixadá e de toda a região do Sertão Central.

A proteção das crianças está nas mãos dos adultos. Leve seu filho a um posto de saúde mais próximo e garanta que a caderneta de vacinação esteja em dia. A vacina é segura, gratuita e a única maneira de proteger as futuras gerações contra essa doença grave. A conscientização e a ação de hoje são essenciais para manter a pólio longe de nossas comunidades.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here