Os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão utilizar, em 2026, as notas obtidas em qualquer uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023 a 2025, no momento da inscrição. A novidade foi oficializada pelo Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro e disponível na página do Sisu.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), será considerada, para fins de classificação, a nota mais alta obtida pelo participante entre as edições válidas do Enem, de acordo com os pesos definidos por cada curso e instituição. A regra, no entanto, não se aplica a quem participou da prova como “treineiro”, ou seja, antes de concluir o ensino médio.
A mudança é considerada inédita e integra o edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026. O prazo para adesão começa na segunda-feira, 27, e segue até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.
Para participar, as instituições precisam encerrar a ocupação de vagas referentes à última edição do processo seletivo de que tenham tomado parte. Durante o período de adesão, será possível reabrir o termo e alterar as condições de participação, caso necessário.




