Home Geral 16 trabalhadores em condições degradantes em obra são resgatados em Pacatuba

16 trabalhadores em condições degradantes em obra são resgatados em Pacatuba

Os trabalhadores, vindos de cidades do Maranhão e do Piauí, foram localizados em situação de grave e iminente risco à vida, vivendo em alojamentos precários e sem condições mínimas de higiene, alimentação e segurança

Foto: Divulgação/PF

Entre os dias 21 e 23 de outubro deste ano, uma ação fiscal resgatou 16 trabalhadores encontrados em condições degradantes em uma obra localizada em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os trabalhadores, vindos de cidades do Maranhão e do Piauí, foram localizados em situação de grave e iminente risco à vida, vivendo em alojamentos precários e sem condições mínimas de higiene, alimentação e segurança. Parte deles dormia ao relento, utilizava tampas de embalagens para se alimentar e bebia água diretamente de garrafas plásticas por falta de copos. Também foram constatadas irregularidades nos descontos salariais e na qualidade da alimentação fornecida.

Diante das condições encontradas, o canteiro de obras foi embargado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho. Os trabalhadores receberam as verbas rescisórias e os valores descontados indevidamente, além de passagens de retorno para seus municípios de origem, custeadas pela empresa responsável.

A ação foi realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com segurança feita pela Polícia Federal.

Para denunciar condições de trabalho análogo a escravidão, de forma anônima, acesse o Sistema Ipê: https://www.ipe.sit.trabalho.gov.br.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile