Um homem apontado como líder do Comando Vermelho (CV) em Salvador foi capturado nesta terça-feira, 4, em Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito, que estaria foragido e vivendo no Ceará para escapar das investigações, foi localizado durante a operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia.
A mulher do líder, que seria responsável pela movimentação financeira da facção, também foi presa na ação, que ocorreu de forma simultânea na Bahia e no Ceará. Os agentes cumpriram mais de 90 ordens judiciais, entre prisões e mandados de busca e apreensão, em cidades baianas como Salvador, Ilhéus e Aratuípe, além do Eusébio, no Ceará.
Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Freedom tem como meta enfraquecer a base operacional e financeira do CV, com foco na apreensão de armas, bloqueio de recursos ilícitos e prisão de lideranças envolvidas no domínio de territórios e em execuções ligadas ao tráfico.
A ofensiva contou com o apoio do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-BA).
