Depois que um tornado destruiu quase toda Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, o cenário encontrado entre escombros e ruas cobertas de destroços foi de dezenas de animais achados mortos, machucados ou em fuga. A informação é do portal G1.
O grupo Paraná Contra Maus-Tratos, que chegou à cidade no sábado, 8, calcula que cerca de 20 animais morreram e outros 50 precisaram de atendimento emergencial. Os ventos de até 330 km/h deixaram 90% da área urbana destruída, seis mortos e mais de 700 feridos.
Com o apoio de voluntários e veterinários, 20 bichos, a maioria cães e gatos, foram acolhidos em lares temporários, enquanto outros 30 receberam tratamento em uma clínica de Guarapuava, cidade vizinha. Um gavião também foi resgatado.
Para ampliar o atendimento, uma unidade móvel veterinária foi montada em frente à igreja matriz, onde os profissionais oferecem cuidados clínicos, ração, água e medicamentos. A estrutura é fruto de uma parceria entre o projeto, fundado pelo deputado Matheus Laiola (União) e pela vereadora Andressa Bianchessi (União), e um hospital veterinário de Curitiba.
