Home Política Depois de 8 anos, Aécio Neves reassume comando nacional do PSDB nesta...

Depois de 8 anos, Aécio Neves reassume comando nacional do PSDB nesta quinta, 27

Aécio deixou a presidência nacional do partido tucano acusado de corrução. Hoje, ele reassume o posto com a pressão da cláusula de barreira

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Aécio Neves retorna ao comando do PSDB Nacional nesta quinta-feira, 27, com a missão de reestruturar o partido, que viu seus quadros minguarem nos últimos anos, e voltar a ter influência e bancadas fortes dentro do Congresso Nacional, bem como eleger novos nomes pelo Brasil.

Aécio deixou a presidência nacional do partido tucano acusado de corrução. Hoje, ele reassume o posto com a pressão da cláusula de barreira, ou seja, eleger ao menos 13 deputados federais ou obter 2,5% dos votos válidos, divididos em 9 unidades da federação, em 2026.

  • A cláusula de barreira é o que permite ao partido ter acesso ao fundo partidário e propaganda na TV e no rádio.

Atualmente, o PSDB possui exatamente a quantidade mínima de deputados exigida pela cláusula de barreira, que são 13. No entanto, os 13 estão divididos em oito estados.

Após nomes importantes deixarem o partido, como Eduardo Leite, Raquel Lyra, João Doria, Aloysio Nunes e Geraldo Alckmin, a legenda agora recorre a Ciro Gomes para se reestruturar. O intuito é que a influência do ex-ministro consiga atrair novos quadros de filiados ao PSDB pelo Brasil e eleger novos nomes para a Câmara dos Deputados, para o Senado, para os governos dos estados e Assembleias Legislativas.

Em relação ao próprio Ciro Gomes, ainda não há expectativa acerca de uma possível disputa presidencial pelo PSDB. De acordo com Aécio, o PSDB deve tentar a presidência, a depender do cenário, em 2030.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile